31/05/2010

Perguntas frequentes acerca de protecção solar

Porque é que a protecção solar é tão importante?
A exposição solar é benéfica para a nossa saúde mas, demasiada exposição solar pode provocar queimaduras solares, provocar o envelhecimento precoce da pele e até provocar danos mais profundos que podem levar ao aparecimento de cancro da pele.

O facto de estar a ler este artigo significa que, provavelmente, já está familiarizado com os perigos do excesso de exposição solar e está à procura de uma alternativa mais natural aos protectores solares baseados em composições petroquímicas.

O que são raios UV?

Os raios de luminosos, provenientes do sol, têm diferentes comprimentos de onda. Alguns desses diferentes comprimentos resultam nas cores que vemos.

Os
raios UV (Ultravioleta) têm comprimentos de onda mais curtos que o espectro luminoso visível, que são aqueles que os nossos olhos percepcionam como cor violeta.

Existem 3 tipos de raios UV:

· Os raios UVC são os mais curtos. São tão curtos que normalmente não atravessam a camada de ozono da Terra para chegar à nossa pele. Assim, os raios UVC não são uma preocupação quando se fala de protecção solar;
· Os raios UVB têm comprimentos de onda ligeiramente maiores e atingem a nossa pele, mas não muito profundamente. Os raios UVB bronzeiam a pele e deixam queimaduras superficiais, podendo fazer a pele endurecer e envelhecer precocemente.
· Os raios UVA são os que têm o comprimento de onda mais longo. Estes raios não só atingem a nossa pele como podem penetrar nela. Os raios UVA podem provocar bastantes danos a nível celular, causando alterações celulares que podem levar ao aparecimento de cancro de pele.

O que significa FPS?
FPS – Factor de Protecção Solar (em inglês SPF – Sun Protection Factor) é um sistema de classificação para protecção solar. O FPS de um produto pode ser baixo ou elevado, consoante o nível de protecção que proporciona e pode ir desde FPS 2 a FPS 60. O número significa a relação de tempo que podemos ficar ao sol sem nos queimarmos, por comparação com o tempo que podemos ficar ao sol sem nos queimarmos, se estivermos a usar protecção.

A título de exemplo, comecemos com o tempo de exposição que provocaria uma queimadura solar. Digamos que a pele, normalmente, começa a ficar vermelha após um período de 10 minutos de exposição ao sol sem qualquer tipo de protecção. Se estiver a usar um produto com classificação FPS 2 a pele só começará a ficar vermelha após duas vezes esse período – 20 minutos. Se estiver a usar um produto com classificação FPS 25, poderá ficar exposta por 250 minutos, um pouco mais de 4 horas (25 x 10 minutos), até a pele começar a ficar vermelha.

Porém, é importante lembrarmo-nos que estes números não são absolutos. Tudo depende da rapidez com que a SUA pele se queima. Se a sua pele, quando desprotegida, se queima em 5 minutos, um produto com FPS 25 pode permitir que esteja exposta por um período de cerca de 2 horas sem se queimar (25 x 5 minutos = 125 minutos). Quanto mais melanina a sua pele tiver, melhor é a sua protecção natural relativamente a queimaduras solares, contudo, mesmo as pessoas com a pele escura podem sofrer danos provocados pelos raios solares como o envelhecimento precoce e cancro de pele.
Como é que funciona a protecção solar?
Os produtos de
protecção solar, basicamente, podem funcionar de duas formas:

· Podem bloquear ou reflectir, fisicamente, os raios solares não os permitindo atingir a pele. Substâncias como o
dióxido de titânio e óxido de zinco actuam desta forma. Estes minerais têm cor banca brilhante e, quando num protector solar, criam uma barreira à superfície da pele para prevenir os raios UV de penetrar;
· Podem absorver quimicamente os raios UV antes de estes terem hipótese de penetrar e danificar a pele.

Como é que os protectores solares da Aubrey Organics funcionam?

Os ingredientes activos presentes nos nossos protectores solares são o dióxido de titânio e padimate-O, dois dos dezassete ingredientes aprovados, pelo FDA, como ingredientes para protecção solar. O dióxido de titânio reflecte e dispersa os raios UV, enquanto o padimate-O absorve os raios UV antes que estes possam danificar a pele.

A micronização faz com que os ingredientes sejam transformados em partículas tão pequenas que só podem ser medidas em mícrons ou nanómetros. Quanto maiores forem as partículas de dióxido de titânio mais branca será a película que deixará na pele. Nós usamos dióxido de titânio micronizado com uma dimensão de partícula média de 202 nanómetros (nm). Estamos muito seguros nos diversos estudos e acompanhamento acerca da segurança e eficácia deste ingrediente. (Para mais detalhes ver o parágrafo “E acerca de nanopartículas?”, mais em baixo)

Existem diferentes opiniões acerca da segurança e eficácia dos ingredientes que proporcionam protecção solar, aprovados pelo FDA. Porém, todos concordam que o excesso de protecção solar é perigoso. Assim, encontrar um protector solar com que estejamos confortáveis envolve algum trabalho de casa e algumas opções.

Nós optamos pelo dióxido de titânio como ingrediente para funcionar como filtro físico. É bastante eficaz e não sai facilmente com a água, o que é importante quando nadamos ou transpiramos. Contudo, se usássemos apenas dióxido de titânio, os nossos produtos deixariam uma película de tal forma branca na pele que provavelmente não os quereria usar regularmente. Por isso adicionamos padimate-O. Após uma consideração longa e cuidadosa concluímos que o padimate-O é o mais natural e seguro dos ingredientes, aprovados pelo FDA para protecção solar, que absorvem os raios UV.
E acerca de nanopartículas?
Provavelmente já leu ou ouviu falar de nanopartículas utilizadas em cosméticos e protectores solares. Uma nanopartícula é um pedaço muito pequeno de uma substância sólida. Um nanómetro é mil milhões de vezes menor que o metro, considera-se nanopartícula se a sua dimensão não ultrapassar os 100nm.

O óxido de zinco e dióxido de zinco micronizados são utilizados com frequência nos protectores solares. (
Ver esta comunicação para mais informação acerca de óxido de zinco e dióxido de zinco micronizados). Como foi mencionado em cima, quanto mais pequena for a partícula menos visível será o ingrediente. Um protector solar com partículas mais pequenas deixará uma película menos branca na pele.

Os aspectos relacionados com a segurança da utilização destes ingredientes têm sido extensivamente estudados ao longo dos últimos 5 anos, ou mais. A grande maioria dos estudos indicam que o dióxido de titânio em nanopartículas não conseguem atravessar a epiderme. Recomendamos
este artigo do Environmental Working Group para obter informações mais aprofundadas e resultados de estudos sobre este assunto.

Que mais devo ter em consideração quando usar protector solar?
A protecção solar é especialmente importante quando os raios solares incidem mais directamente. Ou seja, durante as horas de pico UV ou quando estamos mais próximos do equador. Adicionalmente devemos evitar a exposição solar quando os raios são mais fortes (geralmente entre as 10:00 e as 15:00 horas) e usar chapéus e roupas que filtrem os raios UV. É fundamental lembrar de aplicar o protector solar 15 a 30 minutos ANTES da exposição ao sol e reaplicar com frequência, especialmente, após nadar, transpirar ou de nos secarmos com a toalha. Normalmente +/- 30 ml de protector solar é suficiente para cobrir a maior parte da pele exposta.

Lembrem-se, porém, que a protecção solar não deve ser apenas para os dias na praia. A cara e as mãos estão particularmente expostas aos raios UV, quando estamos no exterior, mesmo em dias nublados. Os vidros dos carros bloqueiam os raios UVB, os raios que queimam a pele, mas não bloqueiam os UVA, os que provocam danos mais profundos na pele. Portanto, usar um pouco de protector solar quando conduzimos pode ser uma boa ideia.
Qual é a melhor escolha para mim?
Tudo depende das suas prioridades. Pode optar por evitar expor-se ao sol quase por completo, protegendo-se com roupa adequada e evitando as alturas em que os raios solares são mais directos. Esta solução apesar de não ser muito prática, para a maioria das pessoas, pode ser prática para si.

Grande parte das pessoas opta por aceitar algum risco em vez de evitarem, quase por completo, a exposição ao sol. Os riscos dos danos provocados pelo sol são bastante reais e bastante sérios, mas podem ser minimizados se usarmos roupa com protecção, tivermos atenção aos períodos em que nos expomos ao sol e se usarmos um protector solar com que nos sintamos seguros. Não existe a resposta perfeita para todos. Esperamos que continue a informar-se acerca da protecção solar e a tomar as suas decisões baseando-se na melhor informação disponível. Aqui ficam algumas ligações a fontes de informação e estudos que podem ajudar a fazer a escolha mais acertada para si e para a sua família.

Referências e mais informação:
Environmental Working Group -
Special Report on Skin Safety
US Food and Drug Admin. (FDA) – Sunscreen Drug Products - 21CFR352
Titanium Dioxide Safety Information
Sunscreens and Sunblocks Guide

Traduzido a partir do texto original:
Sun Protection – Just The FAQ
s


Sem comentários: