25/05/2010

Entrevista de Selçuk Mumcu a TopStylista

O director de vendas internacionais da Aubrey Organics, Selçuk Mumcu, foi entrevistado recentemente por Katie Service. Nesta entrevista foram abordados diversos aspectos relativos à Aubrey Organics, como a sua filosofia enquanto criador de produtos 100% naturais orientados para o bem-estar do consumidor, a alternativa que representa a linha de maquilhagem “Silken Earth” relativamente às restantes existentes no mercado, etc.
As suas palavras deixam claro porque é que a Aubrey Organics é pioneira e uma referência na
cosmética biológica e natural.


Por Katie Service*:
Com a abundância de marcas de cosmética biológica e natural às vezes é difícil saber em quem confiar e em que acreditar, quando se trata de formulações de produtos e ingredientes. Tive uma conversa com Selçuk Mumcu, Director executivo de vendas internacionais da Aubrey Organics, que me deu alguns conselhos e falou acerca da nova linha de maquilhagem “Silken Earth” da Aubrey Organics.

Pode contar aos leitores do
TopStylista um pouco da filosofia da Aubrey Organics?A nossa missão e filosofia estão interligadas. O nosso objectivo é fornecer, ao consumidor, produtos de cuidados pessoais e bem-estar totalmente naturais, seguros e eficazes. Oferecemos uma verdadeira alternativa à maioria dos produtos sintéticos produzidos em massa que estão no mercado, hoje em dia. Além disso, manufacturamos apenas produtos totalmente naturais, da mais elevada qualidade, sem qualquer compromisso relativamente a ingredientes, embalamento ou custos. O que também nos distingue é a nossa crença na educação e informação. Um individuo está mais habilitado a fazer uma compra informada e correcta quando munido de informação verdadeira e válida. Parte do nosso propósito fundamental é fornecer essa informação o melhor que podemos.

Porque é que decidiram criar a linha de maquilhagem
Silken Earth?
O nosso objectivo principal era criar uma verdadeira alternativa, utilizando não só ingredientes naturais mas ingredientes naturalmente benéficos.
Lembre-se que, de acordo com um recente estudo efectuado em Inglaterra, uma mulher tipo ingere ou entra em contacto com 175 produtos químicos diferentes, na sua maioria provenientes de cosméticos e maquilhagem. Pensemos nisto por um momento – como é que a cor dos batons adere aos nossos lábios por horas? Por exemplo, os batons contêm muitos fixantes. Um exemplo é o metacrilato que também é usado na indústria da madeira e de resinas. Prefere ingerir uma cola industrial irritante ou um produto baseado em óleos vegetais? Esta é a diferença e isto é o que nos inspira. Também nos nossos pós evitamos utilizar bismuto e mica e optamos ingredientes sustentáveis provenientes da agricultura, tais como pó de seda, amido de arroz ou de tapioca.

Como é que a linha Silken Earth se distingue da maquilhagem mineral?
Tem tudo a haver com os ingredientes. Evitamos o que, na nossa opinião, não deve estar presente num produto cosmético e adicionamos ingredientes de beneficiam a pele. Também fazemos um esforço para sermos tão gentis quanto possível relativamente ao impacto no nosso planeta. Os minerais não são uma fonte renovável, mas ingredientes como o pó de seda, amido de arroz ou de tapioca são totalmente naturais e sustentáveis. Quando comparados com maquilhagem mineral os nossos pós dão uma sensação de suavidade (como uma pena), assentando impecavelmente e garantindo uma cobertura bonita ao longo de todo o dia.
A maquilhagem mineral pode ser abrasiva e ter tendência para secar a pele. A textura do pó de seda é suave, dando uma sensação arejada e respirável à pele, deixando-a com um aspecto suave e perfeito.

Quais são os benefícios, para a pele, da utilização do pó de seda como ingrediente?
O pó de seda apresenta múltiplos benefícios. Em primeiro lugar, a seda tem um elevado teor de aminoácidos. Aminoácidos como a alanina, glicina e serina. Estes elementos são os blocos de construção das proteínas e estas são essenciais para o processo de hidratação natural da pele. Segundo, o pó de seda tem propriedades anti-microbianas e anti-inflamatórias. Até mesmo pele propensa a acne e pele sensível podem beneficiar do uso de cosméticos baseados em pó de seda. Terceiro, sendo um pó, a seda não só absorve óleos e impurezas mas também alimenta a pele com o seu perfil nutritivo. Na pele, o pó de seda reflecte os raios UV agindo como um protector solar natural. Em suma, o pó de seda ajuda a reter a hidratação natural da pele, prevenindo a secura, enquanto absorve o excesso de lípidos sebáceos.

Os ingredientes que usam são sustentáveis. Que esforços fazem, como empresa, para porem em prática esta preocupação, quando se trata das embalagens?
Existem duas áreas em que nos focamos.
A primeira é o processo de recolha de informação. Este processo nunca pára. Dado que o conhecimento é a chave, nós trabalhamos em grande proximidade, com o nosso consultor de embalamento, para obter aconselhamento. Isto inclui uma selecção rigorosa dos materiais e a compreensão dos processos durante o ciclo de vida do produto. Assim, temos orgulho no facto de todas as nossas embalagens serem recicláveis. Mas reciclar não é tudo a mesma coisa. Alguns materiais são mais facilmente recicláveis que outros. Nós usamos maioritariamente embalagens de HPDE. Este tipo de resina tem um elevado nível de reciclabilidade. E assim damos um passo em frente e evitamos processos no embalamento que podem danificar a natureza durante a sua produção. Por exemplo, optamos por comprometer o aspecto dos produtos nas prateleiras e decidimos não utilizar cartão branqueado. Também nos recusamos a utilizar pigmentos metálicos como o dourado/prateado, que não são recicláveis. Outro aspecto é a tinta. A tinta que utilizamos é de base vegetal e o verniz utilizado, para fixar a tinta, é de base aquosa. Tudo sustentável e amigo do ambiente. Como não usamos filmes plásticos e usamos apenas tinta vegetal e verniz aquoso, a maioria das nossas embalagens de cartão são não só recicláveis mas também bio degradáveis.
O segundo foco é sustentado no facto de acreditarmos que o que está dentro do frasco é que conta e não uma embalagem muito bonita. Relativamente a este aspecto acreditamos em embalagens simples. Podem verificar que as nossas embalagens são geralmente muito simples. A maioria dos nossos produtos vem, apenas, nas suas embalagens, sem qualquer embalagem exterior, a menos que seja absolutamente necessário. Dêem uma vista de olhos e verão facilmente excesso de embalagem, camada após camada de embalagem desnecessária e que se transforma em lixo.

A Aubrey Organics é claramente uma marca informativa e educativa. Que conselho é que pode dar aos consumidores de produtos cosméticos para ter a certeza que estão a comprar produtos verdadeiramente naturais.
Como referiu, nós “educamos” porque acreditamos que com a informação as pessoas podem tomar decisões mais correctas. Assim, o conselho mais importante que podemos dar é - Informe-se. Antes de adquirir produtos certifique-se que faz a sua própria pesquisa.
Deixo também algumas dicas - comecem pelos rótulos e considerem os seguintes pontos. Quais são os ingredientes? Como é que eles vão beneficiar a minha pele? O produto funciona? O que é evitado no produto? Existem estudos acerca dos ingredientes? Por exemplo, existe uma infinidade de literatura científica acerca do
chá verde, hipofaé, óleo de botões de rosa, pó de seda ou da maioria dos ingredientes vegetais que usamos. Depois considerem o que os outros dizem. Finalmente pensem quem formulou o produto. Qual é o “know-how” que possuem? Há quanto tempo estão no mercado? E até como é que o produto é manufacturado? Podíamos continuar com esta lista e sempre com a ideia de serem questões importantes, acerca das quais o próprio Aubrey Hampton já escreveu inúmeras vezes.
Outra dica – lembrem-se que pelo facto de ser um produto natural/biológico isso não significa que seja obrigatoriamente um produto eficaz.
Os “selos” de certificação NPA, BDIH e USDA Organic são indicadores que o produto é natural/biológico. Estamos intimamente ligados ao desenvolvimento de critérios de certificação e estamos orgulhosos de sermos o primeiro “Organic Certified Facility Cosmetic Manufacturer” nos Estados Unidos e possuirmos “selos” de certificação NPA e BDIH em muitos dos nossos produtos, como é exemplo a linha de maquilhagem Silken Earth. Embora estas certificações sejam de extrema importância para o sector da cosmética natural, o verdadeiro valor só pode ser determinado avaliando a globalidade da formulação de um produto.
Consideramos que a maioria dos funcionários das lojas de produtos naturais e saudáveis presta um serviço precioso aos clientes desinformados e que pretender aprender mais. Também imprimimos e distribuímos gratuitamente o nosso dicionário de ingredientes naturais e temos uma página na Internet bastante abrangente para que possam obter mais informação.

Têm planos para aumentar a linha de maquilhagem em 2010?
Nós temos sempre planos! Mas o nosso próximo lançamento em 2010 não será relativo a maquilhagem. Serão produtos de cuidados capilares, com proteína de quínoa, 100% biológicos com certificação USDA. Gostaria de salientar que o United States Department of Agriculture (USDA) é o único sistema de certificação oficial nos EUA. Esta certificação aplica-se a produtos agrícolas e é considerado o “gold standard” para a pureza de um produto cosmético.
Muito poucos produtos cumprem os critérios de certificação biológica do USDA – não deve ser confundido com critérios de certificação de entidades privadas como o Ecocert, BDIH, etc.

Aqui na TopStylista adoramos o livro “What’s In Your Cosmetics?”. Se houvesse apenas um ingrediente sintético que os nossos leitores devessem evitar a todo o custo, quando compram produtos cosméticos convencionais, qual deveria ser?
Se tivesse que escolher um único ingrediente, diria, evitem os
parabenos. Não porque sejam a única fonte de problemas, mas porque são muito comuns e normalmente indicam que o produto é produzido em massa. Nós começamos a educar e informar os consumidores acerca dos 10 ingredientes sintéticos a evitar, porque são usados frequentemente. Sentimos, no entanto, que em vez de sublinhar um produto químico em particular devemos preocupar-nos em ter um compromisso total. Existem cerca de 10 000 produtos químicos sintéticos, não estudados, que usados com frequência em cosméticos. O nosso conselho é: evite-os. Estará muito melhor, do ponto de vista da sua saúde física e financeira, se investir o dinheiro, que tanto lhe custou a ganhar, em produtos com ingredientes que consegue entender. Se não faz ideia o que é que o ingrediente é ou faz por si – porquê comprá-lo? Pagaria cinco vezes mais por um bilhete de autocarro apenas pelo facto de ser cor-de-laranja em vez de branco, por exemplo? Assim, a nossa mensagem principal é: comece por se preocupar com os ingredientes e torne-se um consumidor informado.


*Katie Service é uma maquilhadora professional, blogger e contribui regularmente para diversas revistas de beleza

Ver entrevista original em:
http://www.topstylista.com/fashion/comments/interview-with-selcuk-mumcu-from-aubrey-organics/2010-05-17/

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