Desta forma, os laboratórios, ao submergirem fosfolípidos em determinados líquidos podem criar lipossomas. Por exemplo, se os fosfolípidos forem submersos numa solução vitamínica, o centro destes fosfolípidos, transformados em lipossomas, vão conter vitaminas.
Olhando para alguns produtos Aubrey Organics, como exemplo, vamos encontrar vários tipos de lipossomas:
· Lipossomas de vitaminas – Creme de contorno de olhos Lumessence que contem goma xantana, vitamina E, pantenol;
· Lipossomas humectantes – também no Creme de contorno de olhos Lumessence que contém vitaminas A, C, E, etc;
· Lipossomas CoQ10 – Creme Lumessence Lift que contém ubiquinona.
Em cada um destes casos, o material com que se começa é o mesmo (fosfolípidos), sendo depois submergido (em condições controladas) na solução aquosa desejada que contém a combinação de ingredientes que se pretende.
Imagem de um lipossoma
As principais vantagens da utilização de lipossomas são:
· Por serem de pequena dimensão (10 mícrones ou menos, aproximadamente o tamanho dos glóbulos vermelhos ou mais pequenos) conseguem penetrar facilmente através da pele e fornecer os nutrientes;
· Por serem constituídos por fosfolípidos, o nosso corpo reconhece este composto natural, o que significa uma maior capacidade de biocompatibilidade.
Lipossomas – micro-cápsulas ou “sacos” constituídas por substâncias gordas (fosfolípidos*1) e facilmente absorvíveis pela pele. Usadas em cremes e loções, penetram na pele, em profundidade, fornecendo nutrientes, hidratação e outras substâncias contidas na cápsula às zonas mais profundas da pele.
*1 Fosfolípidos - Substâncias gordas, constituintes importantes das membranas celulares. Os fosfolípidos das plantas são similares aos do corpo humano, pelo que são fácil e rapidamente absorvidos pela pele. Os fosfolípidos, obtidos a partir do óleo de feijões de soja sob a forma de lecitina de soja, são usados para fazer lipossomas, actuando como agentes fornecedores de vitaminas e humectantes.
Referências:
C. Leigh Broadhurst, Ph.D., “Antiaging products for the skin, hair and nails”, Nutrition Science News, October 2000
Copyright rita c. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
http://osprodutosnaturais.blogspot.com/2010/11/sobre-liposomas-como-funcionam.html
Sem comentários:
Enviar um comentário