22/11/2010

Sobre lipossomas. Como funcionam.

Os lipossomas são obtidos através de uma tecnologia de encapsulação, relativamente nova, baseada reacção natural que os fosfolípidos têm quando são submergidos em certos líquidos (por exemplo água ou outras substâncias aquosas). Os fosfolípidos são uma classe de lípidos (gorduras) que fazem parte das células e constituindo a sua barreira protectora. É esta barreira protectora que defende as células de “agressões” externas, como a poluição, toxinas, etc. Cada fosfolípido contém uma cabeça (grupo fosfato) e uma cauda (cadeia de ácidos gordos). A cabeça do fosfolípido liga-se/atrai a água (hidrofílica), enquanto a cauda repele a água (hidrofóbica). Assim que são submergidos em água, ou determinadas soluções aquosas, os fosfolípidos formam conjuntos em forma de bolha devido à sua natureza hidrofílica e hidrofóbica.
Desta forma, os laboratórios, ao submergirem fosfolípidos em determinados líquidos podem criar lipossomas. Por exemplo, se os fosfolípidos forem submersos numa solução vitamínica, o centro destes fosfolípidos, transformados em lipossomas, vão conter vitaminas.

Olhando para alguns produtos Aubrey Organics, como exemplo, vamos encontrar vários tipos de lipossomas:
· Lipossomas de vitaminas –
Creme de contorno de olhos Lumessence que contem goma xantana, vitamina E, pantenol;
· Lipossomas humectantes – também no
Creme de contorno de olhos Lumessence que contém vitaminas A, C, E, etc;
· Lipossomas CoQ10 –
Creme Lumessence Lift que contém ubiquinona.

Em cada um destes casos, o material com que se começa é o mesmo (fosfolípidos), sendo depois submergido (em condições controladas) na solução aquosa desejada que contém a combinação de ingredientes que se pretende.

Imagem de um lipossoma

As principais vantagens da utilização de lipossomas são:
· Por serem de pequena dimensão (10 mícrones ou menos, aproximadamente o tamanho dos glóbulos vermelhos ou mais pequenos) conseguem penetrar facilmente através da pele e fornecer os nutrientes;
· Por serem constituídos por fosfolípidos, o nosso corpo reconhece este composto natural, o que significa uma maior capacidade de biocompatibilidade.

Lipossomas – micro-cápsulas ou “sacos” constituídas por substâncias gordas (fosfolípidos*1) e facilmente absorvíveis pela pele. Usadas em cremes e loções, penetram na pele, em profundidade, fornecendo nutrientes, hidratação e outras substâncias contidas na cápsula às zonas mais profundas da pele.

*1 Fosfolípidos - Substâncias gordas, constituintes importantes das membranas celulares. Os fosfolípidos das plantas são similares aos do corpo humano, pelo que são fácil e rapidamente absorvidos pela pele. Os fosfolípidos, obtidos a partir do óleo de feijões de soja sob a forma de lecitina de soja, são usados para fazer lipossomas, actuando como agentes fornecedores de vitaminas e humectantes.

Referências:
C. Leigh Broadhurst, Ph.D., “Antiaging products for the skin, hair and nails”, Nutrition Science News, October 2000

Copyright rita c. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
http://osprodutosnaturais.blogspot.com/2010/11/sobre-liposomas-como-funcionam.html

Sem comentários: