20/09/2010

Ecologia pura.

Focarmos a atenção, apenas, no que comemos não é suficiente. Os produtos de cuidados corporais que usamos também têm um impacto significativo na nossa saúde. Cada vez mais as pessoas se consciencializam desse facto, contudo, os consumidores parecem ficar um pouco confusos acerca do que comprar de forma a obterem os produtos mais puros e saudáveis.

Os produtos de cuidados corporais
Urtekram – em resumo:
Desde os anos setenta (1972) a
Urtekram tem vindo a produzir produtos de cuidados para o corpo e cabelo, puros e naturais

Por isso, todos os produtos
Urtekram de cuidados para o corpo e cabelo são:
· Biologicamente certificados pelo
Ecocert;
· Isentos de parabenos e outros agentes conservantes sintéticos;
· Feitos a partir de ingredientes vegetais (contudo, o batom labial contém cera de abelha);
· Isentos de ingredientes petroquímicos;
· Não são testados em animais.

Adicionalmente:
· Uma vasta selecção de produtos Urtekram, isentos de aroma, para crianças e adultos são declarados em conformidade com os critérios da
Danish Astma-Allergy Association;
· A Urtekram apenas usa óleos essenciais como forma de dar cheiro aos seus produtos.

Porquê a certificação Ecocert?
Infelizmente, não existe nenhuma certificação dinamarquesa, ou europeia, para produtos de cuidados corporais biológicos, em linha com a certificação "Ø", usada para os produtos alimentares. Assim, escolhemos colaborar com o Ecocert, que é uma das maiores organizações de inspecção a trabalhar nesta área e, na nossa opinião, aplica requisitos rígidos na avaliação dos produtos.

Inspecção de ingredientes, incluindo a sua pureza e origem:
· Toda a matéria-prima deve ser isenta de poluição com origem em metais pesados, hidrocarbonetos, pesticidas, dioxinas, OGM (organismos geneticamente modificados) e nitratos e devem ser processados pelos meios mais simples e inócuos possíveis;
· Pelo menos 95% dos ingredientes devem ser de origem natural;
· Pelo menos 95% dos elementos baseados em plantas, presentes no produto, devem ser de produção biológica.
· É proibido usar: corantes sintéticos, agentes conservantes sintéticos, fragrâncias sintéticas, antioxidantes e espessantes sintéticos, óleos ou gorduras sintéticas, ingredientes provenientes da indústria do petróleo, assim como silicone;
· Controlo do cumprimento da regulamentação ambiental;
· É importante controlar a separação de resíduos, descargas de produtos de limpeza e banir os produtos químicos de limpeza, agressivos;
· Não são permitidos testes em animais;
· As embalagens devem ser isentas de contaminantes e serem recicláveis (PVC, PS e plásticos multi-camadas são proibidos).

Controlo da rotulagem:
· O rótulo do produto deve identificar claramente a percentagem de ingredientes que são de origem natural e biológica.

O que aconteceu ao Nórdic Eco-label?
Costumávamos usar nos nossos produtos o Nórdic Eco-label, contudo achamos que este já não é adequado. Por esta razão passamos a usar o padrão Ecocert, que consideramos ter requisitos mais restritivos para os produtos. Por exemplo, o Ecocert não permite o uso de substâncias sintéticas como parabenos, ingredientes petroquímicos, silicone, fenoxietanol, etoxilatos com dioxane.

Adicionalmente, consideramos um paradoxo ter efectuar testes de degradabilidade dos ingredientes, para obter o Nórdic Eco-label. Este é um requisito óbvio para produtos sintéticos, mas não nos parece apropriado quando estamos a falar de óleos biológicos e substâncias baseadas em plantas, produtos que a natureza criou e sabe como degradar. Na nossa opinião, estes testes não fazem sentido quando falamos dos ingredientes biológicos que usamos e só fariam com que todo o processo se tornasse mais dispendioso. Esta é a principal razão pela qual os produtos Urtekram já não são rotulados com o Nórdic Eco-label. Contudo, gostávamos de sublinhar que não evitamos o uso do Nórdic Eco-label, apenas optamos por escolher a certificação que consideramos ser melhor para dar ao consumidor a melhor garantia.

Não são raras as vezes que nos perguntam se, os produtos biológicos são de facto adequados para pessoas que sofrem de alergias? De um modo geral a resposta é sim; contudo, se tiver alergia a perfume, deve-se assegurar que os produtos que utiliza são isentos de perfume ou de óleos essenciais. Para satisfazer este segmento de clientes, a
Urtekram tem duas linhas isentas de perfume que são assim declaradas em cooperação com a Astma-Allergy Association. Estas linhas, denominadas Sem Perfume e Sem Perfume Bebé, são ecologicamente certificadas pelo Ecocert. Isto significa que os produtos são, não só, adequados para pessoas que sofrem de alergias, mas também, estão livres de resíduos de pesticidas e de ingredientes que podem provocar distúrbios hormonais.

Ecologia pura. Sem alergias!
Adicionalmente, todos os produtos da Urtekram para crianças são isentos de perfume. Nas linhas “perfumadas” da
Urtekram os óleos essenciais são maioritariamente mencionados - citral, citronellol, geraniol, limonene e linalool. Eles constam da lista de substâncias, que têm de ser mencionadas separadamente, se existirem acima de um determinado nível.

Qualquer pessoa pode ter alergias ou irritações na pele, independentemente dos produtos que escolhe. Porém, nós acreditamos que se optar por escolher produtos ecologicamente certificados, desenvolvidos de acordo com os princípios definidos pela
Astma-Allergy Association, terá feito a melhor escolha possível.

Complicado?...
Sim, este é um assunto complicado, particularmente porque não há nenhum padrão europeu ou internacional definido para esta área, o que seria extremamente apreciado por nós. Se necessitar de informação adicional, sinta-se à vontade para nos contactar. Faremos o nosso melhor para esclarecer.
Copyright rita c. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:

1 comentário:

Consultora Educacional disse...

Gosto muito dos artigos de ótima qualidade do seu Blog. Quando for possível dá uma passadinha para ver nosso Curso de Informática Online. Melissa.