03/07/2012

Dicas de saúde e beleza – Conheça a sua pele e trate-a bem!


A pele, o maior órgão do corpo humano, é atravessada por uma rede gigantesca de vasos sanguíneos. É por meio desta rede que a pele se nutre, respira, regula a temperatura do corpo, absorve substâncias aplicadas na sua superfície ou do meio ambiente, elimina toxinas, comunica com o sistema nervoso central, conduz as células de defesa aos locais onde precisam actuar e efectua inúmeras outras actividades.

Para manter essas funções básicas da pele é fundamental:
1. Boa respiração;
3. Boa nutrição.

Respirar de forma completa e, ao mesmo tempo, descontraída é importante para manter a juventude da pele. A respiração é o processo pelo qual levamos ao nosso corpo o oxigénio necessário para que o organismo funcione adequadamente. Esse oxigénio é levado, pelos vasos sanguíneos, a cada célula de cada órgão do corpo humano. O corpo tem cerca de 60 triliões de células. O oxigénio é necessário para que elas transformem os nutrientes em energia. Hoje em dia, mulheres e homens de todas as idades submetem-se a procedimentos cirúrgicos para amenizar os efeitos que o clima, poluição e stress causam na pele. Entretanto, não se lembram de um conceito básico: na falta de oxigénio, a pele manterá seu ritmo acelerado de envelhecimento, não importa qual o tratamento nela efectuado. Portanto, o melhor que se pode fazer para manter a saúde da pele é estar consciente da importância da respiração. Lembre-se de inspirar profundamente, trazendo o oxigénio até o abdómen. Ao expirar, liberte as tensões e relaxe a musculatura. Você vai-se sentir renovada!

O relaxamento dá sensação de bem-estar e tranquilidade, ajudando em situações de stress emocional e físico. Como o corpo é um sistema holístico (uma coisa só), o acto de relaxar os músculos atinge também o estado mental. Uma música suave e aromas relaxantes dos óleos essenciais de lavanda, salva, laranja doce e camomila, também ajudam o seu corpo e sentidos a entrar num estado de tranquilidade. Yoga e meditação finalizam este programa anti-stress. Este processo de relaxamento, se adoptado como rotina, trará resultados surpreendentes para a aparência da sua pele. A pele descontraída e sem stress oferece condições óptimaspara que as suas funções (protectora, respiratória, lubrificante e reguladora da temperatura corporal) sejam desenvolvidas de modo adequado.

Entre acções comprovadas do relaxamento estão a redução da hipertensão arterial, ajuste do sistema imunitário, reequilibro do sono, combate do envelhecimento, aumento da capacidade de auto-cura. Tudo isso é atingido por mudanças na produção de mensageiros químicos, determinadas pela descontracção muscular. Existem centros clínicos nos Estados Unidos, especializados em cancro, onde o relaxamento é regularmente empregado como parte integrante de qualquer tratamento.

Na pele humana o stress pode causar diversas reacções adversas. A primeira delas é o aumento da transpiração ou suor. No agravamento desse quadro, o suor fica mais abundante e seca demasiado a pele. Outras reacções de stress na pele são a diminuição ou o aumento da circulação sanguínea (causando palidez ou rubor), o aumento da oleosidade e a erecção dos pelos, vulgarmente denominada por pele de galinha.


Sugestões Rita C para manter a sua pele jovem e harmoniosa:

Limpeza corporal diária: Gel de duche e banho IKOVE para o seu tipo de pele.

Hidratação corporal: Óleos corporais vegetais URTEKRAM para uma hidratação profunda.

Cuidados faciais: Regime de cuidados para o rosto IKOVE com Rosa Mosqueta, excelente ingrediente para peles secas ou muito desidratadas, Gérmen de Trigo, rico em vitamina E (excelente antioxidante, auxilia na luta contra os radicais livres. Ajuda a manter a elasticidade e jovialidade da pele) e muitos outros ingredientes com elevado poder antioxidante e nutritivo como o Açaí, Cupuaçu, Cavalinha, etc.

Esfoliação semanal: Utilize semanalmente no banho um bom esfoliante corporal da sua preferência.

Relaxamento: Para relaxar, nada melhor do que uma música suave e um ambiente aromatizado com puros óleos essenciais. Nada como colocar algumas gotas do óleo essencial da sua preferência e desfrutar relaxadamente. Vai verificar que faz toda a diferença!

Um banho prolongado aromatizado com óleo essencial de lavanda também contribuirá para uma excelente noite de sono.

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá :) Gosto muito do blog mas acho que nunca tinha comentado. Muitos Parabéns é realmente fantástico.
Tenho andado aqui numa luta, e resolvi pedir-te ajuda. Tenho o cabelo, muito fraco e fininho, oleoso na raiz e com as pontas sempre espigadas. E nos ultimos dois anos com o stress caiu-me imenso. Peço ajuda aos cabeleireiros, mas anda tudo tão obcecado em fazer dinheiro que ignoram o meu verdadeiro propósito e estão-me sempre a tentar vender extensões de cabelo e tretas do género, para fingir que tenho um bom cabelo. Estou um bocadinho farta que só me aconselhem a fingir que está tudo bem e que ninguem me ajude a mete-lo realmente saudável. Já andei à procura de um cabeleireiro que utilize produtos naturais e que tenha esse tipo de conceito no salão, mas não encontro. Conheces algum na zona de sintra/cascais/lisboa? Obrigada. Um beijinho*

rita c disse...

Olá, bom dia!
Obrigada pelo seu amável comentário.
De facto não conhecemos nenhum cabeleireiro que esteja neste momento a trabalhar dentro do conceito que refere (talvez ainda seja uma tendência muito recente?), mas vamos manter-nos atentos e caso, entretanto, tenhamos alguma novidade informaremos.
Uma solução que pode ser interessante, ainda que temporária, é procurar um champô ou um conjunto champô e amaciador que responda às necessidades do seu cabelo e ter a maçada de o levar para ser usado quando se deslocar ao cabeleireiro. Assim tem a garantia do tipo de produtos estão a ser utilizados.

Optar por produtos que tenham na sua composição ingredientes que nutram e tonifiquem o couro cabeludo e fortifiquem as fibras capilares podem ser uma excelente escolha. Deixamos, em baixo, algumas sugestões de pesquisa de ingredientes que têm esta função:
He shou wu (Polygonum multiflorum);
Vitamina B5 (Panthenol/Calcium pantothenate);
Jaborandi (Pilocarpus pennatifolius).

Esperamos que estas dicas sejam úteis e caso possamos ajudar em mais algum aspecto não hesite em contactar-nos!

Cumprimentos,
A equipa Rita C