30/01/2012

5- Cuidados básicos para a pele – O que é? (termos comuns)


O que é? (termos comuns)

O que é um creme hidratante?Um creme ou loção que hidrata, suaviza e amacia a pele. O objectivo principal de um hidratante é fornecer à superfície da pele a humidade e oleosidade perdidas, imitando a mistura natural sebo/transpiração que forma a camada hidrolipídica protectora. Os hidratantes podem ser formulados para diferentes tipos de pele de forma a serem mais suaves, mais hidratantes ou um compromisso entre os dois.

O que é um emoliente?
Um ingrediente cosmético que suaviza ou amacia a pele. O termo emoliente descreve a acção primária de um creme hidratante quanto ao seu conteúdo em óleos e outros agentes lubrificantes.

O que é um hidratante?
Um ingrediente cosmético que fornece água à pele. O termo hidratante descreve a acção primária de um creme hidratante quanto ao seu conteúdo em água e agentes humectantes.

O que é um humectante?
Uma substância que promove a retenção da humidade na pele. Atrai a humidade.

O que é um emulsionante?
Uma substância usada para ajudar os óleos e a água a combinarem-se.

O que é a esfoliação?
A esfoliação é um processo natural da pele.
A pele tem um ciclo natural, com cerca de 21-28 dias, em que as células velhas são descartadas e substituídas por células novas. As máscaras e os esfoliantes faciais auxiliam este processo natural. Existem diferentes tipos de agentes esfoliantes que são usados em máscaras e os esfoliantes faciais. Entre os agentes esfoliantes manuais incluem-se as cascas e frutos secos moídos, farinhas e esferas de cera de jojoba que auxiliam mecanicamente o processo de renovação celular da pele. Os agentes esfoliantes à base de ácidos de fruta dissolvem a “cola celular” que une as células da pele, de forma a revelar as novas células de pele. Os agentes esfoliantes enzimáticos actuam digerindo as células velhas de pele, sendo a sua acção a forma mais suave de esfoliação.

Durante quanto tempo terei que usar uma destas linhas de cuidados de pele antes de conseguir perceber se é a mais adequada para mim?
A minha pele parece pior do que estava antes de ter começado. O que se passa de errado?

A pele passa por um ciclo de regeneração todos os 21-28 dias (cerca de um mês). Durante este período de tempo as camadas visíveis da pele são completamente esfoliadas e novas camadas de pele começam a aparecer.
Durante as 1ª e 2ª semanas de utilização de um novo regime cuidados faciais a pele passa por um processo de desintoxicação. A sua pele poderá aparecer manchada ou podem aparecer pequenas alergias ou uma acne ligeira. Não deverá ficar alarmada – isto é normal. Isto indica que a sua pele está a ser devidamente limpa e que os produtos estão a funcionar.
Durante as 3ª e 4ª semanas de utilização do seu novo regime cuidados faciais vai verificar que a sua pele começa a ficar cada vez mais equilibrada e visivelmente limpa.


Copyright rita c. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
http://osprodutosnaturais.blogspot.com/2012/01/cuidados-basicos-para-pele-o-que-e.html

Sem comentários: