10/01/2012

2- Cuidados básicos para a pele – Diagrama da pele

Diagrama da pele


Epiderme:
Onde as células de pele são germinadas e começam a sua jornada até à superfície da pele. À medida que se deslocam para a superfície têm tendência a achatarem e morrer, sendo posteriormente descartadas. Esta camada é extremamente fina.
Em peles saudáveis a taxa de renovação = à taxa de produção de células.

· Quanto tempo demora o ciclo de regeneração?
Aproximadamente 21-28 dias.
· Se este processo estiver dessincronizado, quais são os problemas que podem surgir?
Se o ciclo estiver acelerado – Psoríase; Se o ciclo estiver mais lento – Acne.


Derme:
É nesta camada que têm origem as glândulas sudoríparas, as glândulas sebáceas, os folículos pilosos e os nervos sensoriais. As estruturas de suporte da pele também estão aqui presentes.

· Quais são as estruturas de suporte da pele?
a. Colagénio – É a designação de um conjunto de proteínas duras e fibrosas que são os principais componentes dos tecidos conjuntivos. É constituído por aminoácidos que formam feixes idênticos a cordas (espirais triplas). Estes feixes estão dispostos como uma rede por baixo da superfície da pele. O colagénio novo (colagénio saudável) tem a capacidade de se ligar, em cerca de 40% do seu peso, à água. Isto faz inchar o colagénio, dando à pele uma aparência lisa e firme. O colagénio envelhecido e danificado perde a sua capacidade de se ligar à água e é quando começam a surgir linhas de expressão e rugas.
Na sua forma natural é insolúvel na água, podendo solubilizar-se por tratamento ácido, alcalino ou térmico. Quando o colagénio é fervido origina gelatina e cola.

b. Elastina – Também forma, na derme, feixes idênticos a cordas. É o responsável pela capacidade que a pele tem para voltar à sua forma original após ter sido esticada ou deformada. A elastina é uma proteína primariamente composta pelos aminoácidos glicina, valina, alanina e prolina. Tal como o colagénio, ela é produzida pelos fibroblastos do tecido conectivo (derme). A elastina envelhecida ou danificada caracteriza-se por ter gordura agarrada aos seus feixes originando tecidos cutâneos pouco firmes.

· O que é que pode danificar o colagénio e a elastina?
O sol, fumo, poluição, envelhecimento, etc.

Tecido subcutâneo:
Esta camada é constituída em grande parte por tecido adiposo (gordo) que funciona como amortecedor para as veias, artérias, etc, que se situam por baixo. È nesta camada que as inflamações começam quando as bactérias conseguem atravessar a Derme. A inflamação, apesar de ser uma reacção de protecção, origina o colapso do colagénio podendo levar a um envelhecimento prematuro da pele.

Copyright rita c. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
http://osprodutosnaturais.blogspot.com/2012/01/cuidados-basicos-para-pele-diagrama-da.html

Sem comentários: