30/03/2010

Cabelos problemáticos – caspa, irritação do couro cabeludo e cabelo enfraquecido

Decidi publicar este artigo porque ultimamente têm-me colocado algumas perguntas acerca dos champôs e amaciadores da Aubrey Organics mais indicados para situações de irritação do couro cabeludo, caspa e enfraquecimento do cabelo.
Não tendo a pretensão de ser um artigo científico pode ser bastante útil para encontrar, dentro da cosmética biológica e natural, o champô e amaciador que melhor se adequa às necessidades do seu cabelo.

O nosso corpo produz gordura (lípidos sebáceos), continuamente, de modo a manter a pele/couro cabeludo ligeiramente ácida. Esta combinação ácido/oleosa protege a nossa pele contra o sol, frio, calor, micróbios, etc. Assim, quando estes óleos são constantemente retirados com detergentes muito agressivos, a pele do couro cabeludo torna-se, de certa forma, indefesa em relação a microrganismos que a podem irritar e secar. Por outro lado, o couro cabeludo ao tentar compensar pode produzir lípidos sebáceos em excesso o que também pode causar caspa.

A caspa pode ser causada por uma inflamação do couro cabeludo e/ou pela sobre produção de lípidos sebáceos. De acordo com a experiência da Aubrey Organics, na maioria das vezes, a caspa é causada pela falta de hidratação do couro cabeludo devido ao uso regular de champôs com tensioactivos agressivos, como o Laureth Sulfato de Sódio (Lauril Éter Sulfato de Sódio), que retiram todos os lípidos sebáceos deixando o couro cabeludo desprotegido, podendo ser facilmente irritado. Segundo a Aubrey Organics, a generalidade dos clientes fica satisfeita com os resultados assim que mudam para um champô e amaciador natural suave, pelo que qualquer conjunto
champô + amaciador da Aubrey Organics são recomendáveis, em particular o champô hidratante de camomila azul em conjunto com o amaciador luxurioso de camomila e o champô de rosa mosqueta e amaciador nutritivo de rosa mosqueta. O champô clarificador de chá verde tem resultados excelentes quando é necessário regular o excesso de produção de lípidos sebáceos.
A Aubrey Organics deixou de produzir champôs específicos para tratamento de caspa pelo facto de estes terem, por norma, ingredientes questionáveis (por exemplo o selénio).

Se para além da caspa se verifica que o couro cabeludo está irritado devido a problemas mais graves como psoríase, eczema ou alergia deve-se, como é evidente, consultar um dermatologista. Contudo, muitas pessoas verificam melhorias significativas, na saúde do couro cabeludo, quando utilizam produtos com extractos vegetais com propriedades medicinais. Neste contexto será recomendável o uso do
champô e amaciador (sem enxaguar) de polipódio para tratamento – calaguala fern. O polipódio (Polypodium Leucotomos) é uma planta com propriedades medicinais fantásticas que tem sido utilizada especialmente em tratamentos relacionados com a psoríase.
Champôs e amaciadores com proteínas, proteína do leite por exemplo, também são recomendáveis pois são altamente nutritivos para o couro cabeludo.

Quanto ao enfraquecimento do cabelo a causa pode dever-se a diversas questões, tais como desequilíbrio hormonal, stress, gravidez, alterações na dieta, níveis baixos de ferro, vitamina D, zinco, etc. Para a maioria das pessoas com cabelo enfraquecido uma boa opção será tomar um suplemento de óleo de peixe e talvez um suplemento mineral. Quanto a aplicações tópicas recomendaria um champô/amaciador que adicione volume ao cabelo e de preferência que seja nutritivo. Para estes casos recomendaria, da Aubrey Organics, o
champô hidratante de camomila azul e o amaciador luxurioso de camomila ou o conjunto champô ginseng e biotina e reparador capilar de ginseng e biotina – Men’s stock.
Não vou prometer milagres, mas estou convicta que mantendo o couro cabeludo saudável e nutrido, em conjunto com uma dieta adequada, será possível verificar uma melhora gradual.

Sem comentários: