01/12/2009

O que é que NATURAL realmente significa?

Ainda com a certificação da Natural Products Association (NPA) no ”horizonte”, aqui fica um pequeno vídeo que clarifica esta questão de uma forma bastante pragmática.


2 comentários:

Rosa Paradela disse...

Olá!

Este é um vídeo realmente esclarecedor, e é pena que em Portugal ainda não haja quem regule tudo o que é dito nas embalagens dos nossos produtos.

O consumidor é que sai sempre a perder.

Cumprimentos

rita c disse...

Boa tarde Rosa.

De facto em Portugal e, acho que posso dizer com segurança, em todo o mundo não existe legislação que regule a veracidade da rotulagem dos produtos cosméticos. Esta situação muitas vezes induz o consumidor em erro, levando-o a consumir o que na realidade pretende evitar.
Existe, no entanto, forma de contornar esta falácia e o consumidor não tem que sair sempre a perder, até porque em última análise a opção de comprar é sempre dele. Tem, sim, que ter sentido crítico, obter informação e procurar fazer uma compra informada.
Não devíamos ser obrigados a isso, mas na realidade temos que ser mais inteligentes do que quem nos quer induzir no erro!
Vejamos, se considerarmos estes dois pontos podemos evitar muitas contrariedades:

1- Hoje em dia podemos contar com entidades, idóneas, de certificação que nos dão garantias quanto aos ingredientes que compõem os produtos cosméticos. Ecocert, NPA – National Products Association e BDIH estão entre aquelas que dão mais garantias;
2- Aprender a ler os rótulos dos produtos ou, pelo menos, termos uma noção de quais os ingredientes que devemos evitar.
Ver:
http://osprodutosnaturais.blogspot.com/2008/09/como-comparar-produtos-naturais-com.html
http://osprodutosnaturais.blogspot.com/2008/05/aprender-ler-rtulos-para-no-comprar-o.html

Obrigada pela sua opinião. Quantas mais pessoas se interessarem por estes assuntos mais esclarecimento haverá!

Cumprimentos