02/06/2009

Sabia que...

...o tão vulgar Laureth Sulfato de Sódio (Lauril Éter Sulfato de Sódio), presente em inúmeros champôs, sabonetes, dentífricos, etc, está relacionado com um composto denominado 1,4-Dioxane? Este composto é altamente tóxico e é um dos principais componentes do produto químico “Agente Laranja”, usado durante guerra do Vietname, pelo exército norte-americano, como desfolhante. O composto 1,4-Dioxane é causador de distúrbios hormonais e crê-se que tenha sido o principal agente causador de cancro sofrido pelo pessoal do exército americano após a guerra do Vietname. É, também, conhecido por mimetizar a acção do estrogéneo e crê-se que aumente a probabilidade de aparecimento de cancro na mama e redução da contagem de esperma, nos homens.
Como é que o Laureth Sulfato de Sódio está relacionado com 1,4-Dioxane? A resposta é “através de um processo químico denominado etoxilação (Ethoxylation)”. Este processo consiste na etoxilação (adição de óxido de etileno) de Lauril Sulfato de Sódio para obter um agente desengordurante menos abrasivo e com propriedades melhoradas ao nível da produção de espuma, que é o Laureth Sulfato de Sódio. O problema é que durante este processo o composto 1,4-dioxane, altamente nocivo, pode ser criado, contaminando o produto.

No entanto, instituições como a Cosmetic, Toiletry, and Fragrance Association (CTFA) e a American Cancer Society dizem que a possibilidade de o Laureth Sulfato de Sódio ser cancerígeno é uma lenda urbana. Contudo, o que está aqui em questão é a relação deste com o composto 1,4-Dioxane.
É evidente que o grau e a frequência da exposição devem ser tidos em consideração para avaliar, a longo prazo, possíveis efeitos na saúde. Há, no entanto, uma pergunta que todos devemos colocar, independentemente de todos os argumentos a favor ou contra: ”Com tantas alternativas no mercado porque é que alguém tem que continuar a usar produtos feitos com Laureth Sulfato de Sódio?”

A melhor forma evitarmos o uso inadvertido de produtos que possam estar contaminados com 1,4-Dioxane é reconhecendo os nomes dos ingredientes que possuem maior probabilidade de contaminação. Nestes estão incluídos ingredientes com o prefixo PEG, ou a sílaba eth (como em Laureth Sulfato de Sódio) ou oxynol.

Algumas das marcas que tiveram produtos testados, pela Organic Consumers Association, e que se verificou estarem isentos desta contaminação são: Aubrey Organics, Dr. Bronner, Dr. Hauschka, TerrEssential e Nourish.


Mais informação:


Fontes:
Environmental Working Group - http://www.cosmeticsdatabase.com/
Organic Consumers Association - http://www.organicconsumers.org/
The Natural Foods Merchandiser, Maio/2008 - http://www.naturalfoodsmerchandiser.com/

1 comentário:

Sebastiao santtan disse...

NOTA 10, para este comentário.São poucas pessoas, que tem assim coragem de falar abertamente, sobre este assunto.Comentários bastante esclarecedor me ajudou muito, já mudei concepção de produtos cosmésticos químicos.