06/05/2009

”Selos verdes” ou ”eco-selos”! Sabe o que significam estes símbolos?

Quando lê a palavra ”natural” no rótulo de um produto sabe o que é que isso realmente significa? Penso que a resposta será - não muito, porque não existe legislação especifica. Porém, existem algumas organizações, estatais ou privadas, sem fins lucrativos, que desenvolveram os seus próprios critérios de certificação e respectivos ”eco-selos”.
Estas são algumas das ”garantias” que um produto realmente biológico e natural lhe pode dar:




O eco-selo:
A organização:

Astma-Allergi Forbundet (Associação Asma e Alergia da Dinamarca). Associação democrática com 12 000 membros. O seu escritório da Dinamarca emprega 18 pessoas que aconselham fabricantes e consumidores acerca de produtos hipoalergénicos.

Establecida em:1971

O que certifica:
O produto não pode conter nenhum ingrediente alergizante ou que seja idêntico (familiar) a uma substância reconhecida como alergizante.

Saber mais:
http://hoefeber.astma-allergi.dk/





O eco-selo:



A organização:Bundesverband Deutscher Industrie und Handelsunternehmen – BDIH (Associação das Indústrias e Comerciantes Alemães de produtos farmacêuticos, cuidados de saúde, suplementos alimentares, cosméticos e higiene corporal).


Establecida em:
1996

O que certifica:
O produtor utiliza, sempre que possivel, matérias-primas naturais, como óleos de plantas, ceras e gorduras, extractos vegetais, óleos essenciais e aromas, provenientes de produção biológica certificada ou de recolha na natureza biologicamente controlada.
O produto não contém, ou tem uma utilização limitada de algumas matérias-primas como conservantes (ácido benzóico, ácido salicílico, etc.), fragrâncias sintéticas, parafina e outros derivados de petróleo, etc.

Saber mais:
http://www.kontrollierte-naturkosmetik.de/





O eco-selo:
A organização:
CCIC - Coalition for Consumer Information in Cosmetics (Coligação para a Informação do Consumidor acerca de Cosméticos).

Establecida em:1998

O que certifica:
Tanto o produto como todos os seus ingredientes não são testados em animais, em nenhuma fase do processo, desde a matéria-prima até chegar ao consumidor.

Saber mais:

http://www.leapingbunny.org/




O eco-selo:



A organização:Ecocert (Organismo independente de controlo e certificação)

Establecida em:
1991

O que certifica:O produto contém, pelo menos, 95% de ingredientes naturais, 10% de ingredientes de produção biológica certificada e as embalagens são ambientalmente conscienciosas.
O produto não contém a maioria dos ingredientes sintéticos, como por exemplo parabenos, petroquímicos, fragrâncias sintéticas, silicone, etc.

Saber mais:
http://www.ecocert.com/



O eco-selo:



A organização:Fairtrade - Fairtrade Labelling Organizations International (Comércio Justo)

Establecida em:
1997

O que certifica:O produto ou a sua matéria-prima foram comprados a pequenos produtores economicamente desfavorecidos, do hemisfério Sul, tendo sido pago um valor justo pelo seu produto. Nestas produções não pode estar envolvido trabalho forçado ou trabalho desenvolvido por crianças.
O Comércio Justo pretende contribuir para o desenvolvimento social e económico, ambientalmente sustentável, das comunidades desfavorecidas e seus membros.

Saber mais:

http://www.fairtrade.net/




O eco-selo:


A organização:
NPA – National Products Association (Associação sem fins lucrativos dedicada à indústria de produtos naturais)

Establecida em:
1936

O que certifica:O produto contém, pelo menos, 95% de ingredientes naturais (ingredientes naturais são aqueles que provêm de um recurso renovável encontrado na natureza – flora, fauna ou mineral – sem qualquer derivado do petróleo), pelo menos, 10% de ingredientes de produção biológica certificada e as embalagens são ambientalmente conscienciosas.
O produto não contém ingredientes sintéticos que se suspeite poderem ser prejudiciais á saúde humana, como por exemplo parabenos, lauril sulfato de sódio, fragrâncias sintéticas, etc.

Saber mais:
http://www.naturalproductsassoc.org/





O eco-selo:



A organização:
QAI - Quality Assurance International (Organismo independente de certificação de produtos de produção biológica)

Establecida em:
1989

O que certifica:
Em todo o processo a ”cadeia” de produção biológica é mantida. Desde o terreno onde o produto é cultivado, passando pelos produtores que o cultivam, pelas instalações onde é preparado depois de colhido, até às instalações onde é processado e transformado em produto final é efectuado um controlo rigoroso.

Saber mais:
http://www.qai-inc.com/





O eco-selo:


A organização:
USDA – U.S. Department of Agriculture (Departamento da Agricultura dos Estados Unidos)
Establecida em:1992

O que certifica:
O produto contém, pelo menos, 95% de ingredientes naturais de produção biológica certificada de acordo com o USDA National Organic Program (NOP), sem o uso de determinados pesticidas e fertilizantes.
O produto não contém nenhum ingrediente sintético que não esteja aprovado pelo NOP, como parabenos ou ftalatos.

Saber mais:
www.ams.usda.gov



Os eco-selos:

A organização:
Existem várias organizações alguns exemplos:
The Vegan Society, fundada em 1944;
Vegan Action, fundada em 1998.

O que certificam:
O produto é Vegan, ou seja, não contém nenhum ingrediente animal ou seu sub-produto, não foi utilizado nenhum animal ou seu sub-produto no processo de fabrico e não foi testado em animais por nenhuma empresa ou trabalhador independente.

Saber mais:
http://www.vegansociety.com/
http://www.vegan.org/

1 comentário:

Filipa Silva disse...

Obrigada pela informação que tão cuidadosamente disponibiliza!