19/12/2013

Problemas à flor da pele – Tratamento natural para a acne

Acne, o que é e o que a provoca.
A acne é uma das doenças da pele mais comuns, sendo mais frequente na adolescência e em adultos jovens e nos rapazes, devido a alterações hormonais próprias da puberdade que causam o aumento da produção de gordura ou sebo pelas glândulas sebáceas. Nas raparigas, está habitualmente associada a situações em que ocorrem variações dos níveis hormonais, como é o caso do período menstrual. É uma doença inflamatória, causada pela obstrução dos poros devido à produção excessiva de gordura e que se caracteriza pelo aparecimento de pontos brancos ou negros (comedões), pápulas (borbulhas inflamadas), pústulas (borbulhas com pus), nódulos e quistos. Manifesta-se sobretudo no rosto, na parte superior do tórax, nos ombros e nas costas.

Existem muitas ideias pré-concebidas acerca da acne que na grande maioria são erradas. Um dos principais erros é o que estabelece a relação entre aparecimento da acne e a falta de higiene. Embora para quem tem acne a higiene da pele seja muito importante, ela não surge devido à falta de higiene, inclusive, lavar a cara muitas vezes ao dia não ajuda a combater a acne, pelo contrário, poderá até mesmo agravá-la. Hoje em dia é consensual que a pele do rosto deve ser lavada no máximo duas vezes por dia, preferencialmente de manhã e à noite, e com produtos apropriados a esta condição da pele.


Como prevenir e tratar a acne
De acordo com a gravidade, a acne poderá ser considerada ligeira a moderada até à muito grave. Os casos mais severos exigem a intervenção de um médico especialista que poderá necessitar de recorrer à prescrição de medicamentos, muitos deles contendo substâncias derivadas da vitamina A, para resolver ou controlar a situação. Já nos casos da acne ligeira a moderada, os mais comuns, o mais apropriado é a lavagem da pele com um produto de limpeza suave e não mais de duas vezes ao dia, uma vez que o excesso de lavagens acabam por irritar a pele e estimular ainda mais a produção de gordura. Efectivamente, a base da terapêutica e da prevenção passa pela necessária e obrigatória higiene cuidada da pele, é através dela que se remove o excesso de gorduras, partículas e outras impurezas, que, por obstruírem o poro, predispõem ou agravam a acne.
Esta acne ligeira a moderada não deixa habitualmente cicatrizes, convindo, no entanto, não espremer as borbulhas e ser fundamental manter a pele limpa e não usar esfoliantes agressivos que podem piorar a condição da pele.

A solução natural que faltava para ajudar nesta luta!
O Gel de tratamento anti-acne - Terapia purificante, com 2% de ácido salicílico, é um gel de tratamento intensivo que constitui uma excelente solução para o acne. Formulado com ácido salicílico, de origem natural, obtido a partir do extracto de casca de salgueiro, este gel equilibra a pele, removendo depósitos de oleosidade para uma limpeza profunda dos poros, e acalma e equilibra a pele nas zonas propensas a inflamação. Simultaneamente, a presença do óleo de hipofaé/espinheiro amarelo (sea buckthorn), um poderoso anti-oxidante, nutre e protege a pele. O que distingue este produto de tratamento, dos produtos convencionais de tratamento da acne que encontra em muitas farmácias, é esta característica de controlar a oleosidade da pele sem a desidratar.
Este gel de tratamento pode e recomenda-se que seja complementado com o uso dos restantes produtos da linha da gama Terapia purificante - pele oleosa/acne da Aubrey®.
Ácido salicílico obtido a partir da casca de salgueiro.
O ácido salicílico é um ingrediente, para o tratamento da acne, bem conhecido e que se pode encontrar em diversas marcas e tipos de produtos de cuidados da pele. O que a maioria das pessoas não sabe é que o ácido salicílico também pode ser encontrado na natureza, pode ser obtido a partir de fontes naturais como, por exemplo, a casca de salgueiro ou a partir da gaultéria. A Aubrey® usa extractos naturais como ingredientes activos, com resultados comprovados, para combater os efeitos da acne.

Muitos dos cremes que encontra nas farmácias usam produtos químicos fortíssimos, para reduzir a oleosidade da pele, provocando habitualmente irritação e a desidratação da pele. Pelo contrário, os produtos Aubrey® são pensados e desenvolvidos para equilibrar a pele à medida que eliminam a acne, deixando a pele macia e hidratada. Para além do Gel de tratamento anti-acne - Terapia purificante o ácido salicílico natural, obtido a partir da casca de salgueiro, pode ser encontrado em todos os produtos da gama Terapia purificante - pele oleosa/acne.

Sem comentários: