10/01/2011

Cuidados corporais puros sem produtos químicos indesejáveis.

Hoje em dia a maioria das pessoas reconhece a importância do que come e bebe, para a sua saúde. Mas não é apenas a alimentação que afecta a saúde, os cuidados de higiene corporal também influenciam.


Neste momento a atenção está focada no facto de se encontrarem, nos nossos corpos, determinadas substâncias e produtos químicos nocivos e dos cientistas começarem a estudar o assunto.
Mais recentemente, o debate público tem vindo a despertar a nossa atenção para aquilo com que nos alimentamos. Mas não é suficiente. É necessário que sejamos igualmente críticos relativamente ao que usamos para tratar da nossa pele, pois os compostos químicos presentes na composição de cremes, champôs, amaciadores e outros produtos, transpõem a barreira da pele e, por essa via, entram no nosso organismo.

- A maioria não pensa nisso, mas ao usarmos um hidratante na pele estamos a penetrar no nosso corpo. Os pensos de nicotina e a dor são bons exemplos disso. Realmente o que fazemos à nossa pele afecta muito mais do que apenas a pele – Diz Linn Duus directora de produto e comunicação da Urtekram.

As mães também são importantes
Todos os anos, principalmente na época do verão, constatamos uma particular atenção, por parte dos órgãos de comunicação social, relativamente à composição dos diferentes protectores solares que estão à venda no mercado. Aqueles que se destinam às crianças são particularmente visados. Mas não é só no verão que temos que nos preocupar com a pele das crianças.

- As crianças tomam banho e lavam o cabelo o ano inteiro e nós pais procuramos que a sua pele esteja sempre em forma, hidratando-a com cremes e óleos. Nestes produtos existem muitos riscos de alergias e apesar de começar a haver uma atenção especial relativamente aos parabenos, há muitos outros produtos químicos e conservantes nocivos. Nós como pais temos de estar conscientes disso – pensa Linn Duus.

Para que possamos estar descansados durante todo o ano, a Urtekram desenvolveu uma linha completa de cuidados corporais sem perfume para bebés e crianças. Esta linha está em conformidade com os critérios da Fundação Asma e Alergia Dinamarquesa (Danish Astma-Allergy Association) e tem certificação biológica pelo Ecocert.

- Muitos pais preocupam-se, cada vez mais, em comprar alimentação biológica e até mesmo produtos de higiene ecológicos para os seus filhos. Contudo, muitos desses produtos não têm em conta, simultaneamente, ecologia e alergias, como é o caso da linha Sem Perfume Bebé, da Urtekram.

Porém, Linn Duus, fica bastante alarmada quando verifica que esta aproximação crítica se faz apenas quando se trata dos produtos de higiene para os bebés ou para as crianças.

- É comum vermos mães muito conscientes quanto ao que compram para os seus filhos, enquanto são muito despreocupadas quanto ao que compram para si. Espero que isto não signifique que “desistiram de si”. Muitos produtos químicos são nocivos para os adultos e no caso de uma mulher estar grávida pode também afectar o feto. Apesar de podermos ter usado estes produtos nocivos durante muitos anos vale sempre a pena fazer alguma coisa relativamente a isso. Para mais, também é positivo para o ambiente usarmos a linha de cuidados biológicos Sem Perfume – termina Linn Duus.

Factos acerca da certificação Ecocert
Inspecção de ingredientes, incluindo a sua pureza e origem:
· Toda a matéria-prima deve ser isenta de poluição com origem em metais pesados, hidrocarbonetos, pesticidas, dioxinas, OGM (organismos geneticamente modificados) e nitratos e devem ser processados pelos meios mais simples e inócuos possíveis;
· Pelo menos 95% dos ingredientes devem ser de origem natural;
· Pelo menos 95% dos ingredientes baseados em plantas, presentes no produto, devem ser de produção biológica.

É proibido usar:
· Corantes sintéticos, agentes conservantes sintéticos, fragrâncias sintéticas, antioxidantes e espessantes sintéticos, óleos ou gorduras sintéticas, ingredientes provenientes da indústria do petróleo, assim como silicone.

Controlo do cumprimento da regulamentação ambiental.

Controlo e redução de emissões, separação de resíduos, descargas de produtos de limpeza e banir os produtos químicos de limpeza, agressivos.

Não são permitidos testes em animais.

As embalagens têm de ser isentas de contaminantes e serem recicláveis (PVC, PS e plásticos multi-camadas são proibidos).

Controlo da rotulagem:
· O rótulo do produto deve identificar claramente a percentagem de ingredientes que são de origem natural e biológica.

Factos acerca da marca Asthma-Allergy Association
O sistema de rotulagem da Asthma-Allergy Association é o único sistema, no mercado dinamarquês, que nos assegura que o produto que estamos a comprar tem um risco mínimo de provocar alergias.

A presença do logótipo da “coroa” azul, nos produtos, assinala que o conteúdo do produto é cuidadosamente avaliado por um engenheiro químico. Este técnico avalia, não só, todos os ingredientes em separado, como também, a forma como estes reagem em conjunto.


Mais artigos sobre os produtos sem perfume da Urtekram:
Ecologia Pura
Ecologia pura. Sem Alergias!
Sem comichão. Sem arder. Sem alergia

2 comentários:

Anónimo disse...

Olá,
eu gostaria de saber se vc conhece o oleo e a farinha de coco, e se vc pode dar algumas dicas sobre as propriedades e a maniera de uso através de um post... eu vi uma materia na revista, mas apesar de me parecerem produtos muito bons, estou na duvida sobre comprá-los. obrigada!

rita c disse...

Bom dia,
Temos algumas informações acerca de algumas substâncias que menciona. Assim que for oportuno faremos um artigo sobre este assunto. É apenas uma questão de ir estando atenta/o às nosss publicações.

Cumprimentos