03/05/2010

Óleo de sementes de Rosa Mosqueta - Um presente da Mãe Natureza

No ambiente despoluído do Sul do Chile cresce uma rosa selvagem a que os nativos chamam “Rosa Mosqueta”. O seu nome científico é Rosa rubiginosa. As suas flores são cor-de-rosa e à medida que as pétalas caem a planta desenvolve um bolbo de sementes vermelho alaranjado. Quando estas sementes são comprimidas libertam um óleo rico em ácidos gordos essenciais, que são, em parte, responsáveis pela acção benéfica da Rosa Mosqueta.

Uma descoberta médica científica
As propriedades únicas do
óleo de sementes de Rosa Mosqueta (OSRM) foram descobertas através de um projecto de estudo planeado. Uma equipa de investigadores da Faculdade de Química e Farmácia da Universidade de Concepcion, a universidade privada mais conceituada do Chile, completou um estudo em 1983 onde avaliava a acção positiva deste óleo no processo de regeneração da pele.
Este estudo, com a duração de dois anos, focou-se na acção cicatrizante do
OSRM. Durante este período, uma preparação deste óleo foi aplicada a 180 pacientes com cicatrizes cirúrgicas, traumáticas ou de queimaduras, assim como a um grupo de pessoas que sofriam de envelhecimento prematuro. Os resultados eram notáveis. Descobriu-se que o OSRM produzia uma acção regeneradora na pele. A aplicação contínua de OSRM ajudou efectivamente na atenuação de cicatrizes e rugas, na prevenção do avanço de envelhecimento precoce e na recuperação do tom e cor natural da pele.

Desde então, numerosos estudos, acerca do OSRM, foram efectuados em várias universidades no Chile e em outros países. Apesar da ênfase destes estudos ser no uso clínico e terapêutico do OSRM, as descobertas feitas na Universidade de Concepcion abriram a porta ao uso do OSRM na indústria cosmética.
Hoje em dia o
OSRM é utilizado em todo o mundo no campo da medicina e cosmética. É usado, como um ingrediente activo especial, por muitas empresas prestigiadas de cosmética da Europa, América do Norte e América Latina.

Os compostos responsáveis pela eficácia do
óleo de sementes de Rosa Mosqueta
A acção positiva do OSRM na ajuda da regeneração de tecidos de pele danificada foi, originalmente, atribuída à sua alta concentração de ácidos gordos essenciais, nomeadamente oleico (15-20%), linoleico (44-50%) e linolénico (30-35%). Apesar destes ácidos serem importantes para manter a saúde da pele (quando tomados por via oral), a sua presença no OSRM não era suficiente para estabelecer uma prova científica que explicasse as propriedades do OSRM na redução de cicatrizes dérmicas, cirúrgicas ou acidentais, ou na eliminação de determinadas manchas de hiperpigmentação e redução de rugas.

Ácido retinóico e óleo de sementes de
Rosa Mosqueta
Em 1988 dois investigadores, Dr.ª Berta Pareja da Faculdade de Farmácia e Bioquímica da U.N.M.S.M. em Lima, Peru, e o Dr. Horst Kehl, da Escola de Farmácia da Universidade do Missouri, identificaram com sucesso a presença de ácido retinóico sendo esse o componente responsável pelas notáveis propriedades farmacológicas do OSRM. O ácido retinóico ou tretinoína é um derivado do retinol (vitamina A).
Os efeitos terapêuticos da aplicação tópica da tretinoína, no tratamento de uma variedade de problemas dermatológicos, têm sido bastante investigados e reconhecidos há mais de 30 anos. Os resultados mais significantes obtiveram-se no tratamento da pele fotoenvelhecida (pele envelhecida pelo excesso de exposição solar). A tretinoína pode produzir alterações rápidas e positivas na pele, mas por ser uma substância tão forte deve ser aplicada sob vigilância médica.

OSRM produz todos os benefícios da tretinoína, mas sem efeitos secundários, isto porque o ácido retinóico contido no OSRM está, num estado natural, integrado num sistema complexo de ácidos gordos insaturados. Assim, a sua acção é controlada e lentamente libertada por natureza, eliminando o risco de overdose.

As descobertas da Dr.ª Pareja e do Dr. Kehl ajudaram a legitimar os benefícios do OSRM, facilitando a promoção deste produto fantástico.

Como hidratante da pele

A forma mais eficaz de beneficiar das propriedades do OSRM é usando-o como hidratante. À medida que envelhecemos, as glândulas sebáceas diminuem em tamanho. Uma pessoa com 25 anos produz 10 vezes mais óleo que uma pessoa com 50 anos. Esta situação é agravada por condições climáticas e ambientais tais como secura e toxicidade do ar. Devido à falta de óleos e redução de hidratação a pele começa a deteriorar-se. O OSRM, com os seus elevados níveis de absorção, penetra na pele quase instantaneamente para restaurar o equilíbrio de hidratação necessário.

Como terapia preventiva

A maioria dos investigadores concorda que a melhor forma de utilizar o OSRM é como terapia preventiva para retardar o aparecimento de sinais de envelhecimento da pele. Recomendam que se comece este tratamento aos 20 anos de idade, especialmente para pessoas que se queimam facilmente com os raios solares ou que estão expostas ao sol por longos períodos de tempo. Uma aplicação por dia é suficiente.

É importante saber-se que as alterações histológicas (aquelas que não são observáveis) precedem a manifestação clínica (as que se conseguem observar) em pelo menos uma década. Por este motivo a prevenção é de primordial importância.

Para combater os efeitos do fotoenvelhecimento
Esta condição representa a melhor oportunidade para o OSRM. O envelhecimento, quando relacionado com a pele, pode ser dividido em dois processos: intrínseco e fotoenvelhecimento. O processo intrínseco refere-se a factores endógenos e genéticos que são quase impossíveis de parar ou reverter. O processo devido ao fotoenvelhecimento refere-se aos múltiplos efeitos adversos, em todas as partes da pele, induzidos por exposição excessiva à radiação solar. Esta condição, também conhecida por dermatoheliose, pode ser reversível. Pessoas com a pele clara e com dificuldade em bronzear-se têm maior risco de ficar com a pele danificada pela exposição ao sol. Em pessoas com repetida exposição ao sol, os sinais de fotoenvelhecimento podem aparecer por volta da terceira ou quarta década de vida.

O fotoenvelhecimento é caracterizado por pele enrugada, amarelecida, áspera, sem elasticidade e/ou grossa com manchas de hiper ou hipopigmentação.

O OSRM é muito eficaz em parar e até reverter os efeitos produzidos, na pele, pela radiação solar. Ao fim da terceira semana de aplicação contínua dever-se-á notar algumas alterações significativas. Em casos extremos de fotoenvelhecimento deve ser aplicada uma quantidade mais generosa, tanto de noite como durante o dia. Poderá demorar cerca de quatro meses, ou mais, para o desaparecimento total de rugas superficiais e dissipação significativa de manchas de hiperpigmentação.

Para dissipar cicatrizes cirúrgicas e traumáticas
Em cicatrizes cirúrgicas deve-se aplicar um óleo muito concentrado após a remoção dos pontos e a ferida ter cicatrizado totalmente. Depois de limpar essa área, aplicar o óleo com uma massagem suave. Os efeitos devem ser notórios após três a quatro meses. A pele deverá recuperar a elasticidade e a cor da pele deve melhorar significativamente

Em cicatrizes traumáticas antigas irá demorar um pouco mais a notar-se qualquer efeito e dependendo sempre da cicatriz, a sua localização e da idade da pessoa. São recomendadas duas, ou mais, aplicações generosas, por dia, dependendo da localização da cicatriz e idade do sujeito.

Este artigo tem um objectivo informativo. Qualquer reclamação não pode ser associada ao óleo obtido por compressão a frio que vendemos. Leia o artigo e decida por si depois de ver as especificações do nosso óleo

Que tipo de óleos é que os consumidores estão a comprar?
Ao comprar óleo de Rosa Mosqueta procure sempre por
óleo 100% de Rosa Mosqueta. As misturas de óleos não têm uma concentração tão elevada de ingredientes activos. O óleo de Rosa Mosqueta é essencialmente óleo de botões de rosa, com a certificação se ser proveniente do Chile. A variedade doméstica do óleo de botões de rosa não contém a mesma concentração de ácidos gordos essências que tornam a Rosa Mosqueta tão eficaz.

Esta informação está disponibilizada pelo seu valor educacional e não deve ser utilizada no diagnóstico, tratamento ou prevenção de doenças. Qualquer tentativa de diagnóstico ou tratamento deve ser feita pelo seu médico.

Este artigo é da autoria de Klaus Ferlow, herbalista, fundador e co-proprietário, com os seus dois filhos Peter e Harald, da CH (chartered Herbalist) of Ferlow Botanicals, Div. of Ferlow Brothers Ltd, Vancouver, B.C.
Os seus artigos já foram publicados em diversas revistas de saúde canadianas, jornais e “websites”.

Nota:
Se procura um
produto contendo Rosa Mosqueta confirme que no INCI* encontra o nome científico - Rosa rubiginosa.* International Nomenclature of Cosmetic Ingredients

6 comentários:

Thaís Corrêa disse...

Como trabalho com produtos naturais e orgânicos, devo dizer que este blog é de grande valia, poís quanto mais conhecimento, mais cresço como profissional e como pessoa.

Parabéns, gostei verdadeiramente do blog e muito significativo os artigos.

Sucesso
Thaís Corrêa MIXCLUB.

rita c disse...

Obrigada pelo apoio!
Acredito que todos juntos podemos construir algo melhor.

Rosa Castro disse...

Fantástico Rita!!!!!!!!!!!!!
É só o que tenho a dizer. Já experimentei vários dos seus produtos com Rosa Mosqueta e funcionam espectacularmente.

Parabéns e votos do maior sucesso

Unknown disse...

Gostaria de saber onde posso encontrar o oleo natural de Rosa Mosqueta aqui no Rio de Janeiro Grato Miriam

rita c disse...

Bom dia Miriam,
A loja on-line rita-c.com só faz envios para Portugal, contudo sugiro-lhe duas possibilidades:
1- Contactar a Aubrey Organics para saber se têm algum distribuidor para o Brasil e que disponibilize este produto - pode contactar através de http://www.aubrey-organics.com/contact.aspx;
2- Pode encontrar este produto na marca Ikove (brasileira), para o qual deixo ficar aqui o seu site - http://www.ikove.com.br/linha-aromaterapia/oleos-vegetais/oleo-vegetal-de-rosa-mosqueta.html.

Com esta informação espero ter ajudado!

Cumplrimentos,
Rita C

Unknown disse...

ola eu adoreir o sei blog e devido a vc estou usando o oleo de rosa mosqueta e estou adorando.. obrigada ... bjos mais sucesso nao nos deixa de escrever mais e fica com Deus