29/04/2010

No Porto - Associação Casa da Horta, um projecto a apoiar

Há já algum tempo que minha relação com a Casa da Horta existe, mas por falta de tempo nunca dei o devido destaque a este projecto inovador e digno de ser apoiado. Após ter visitado o espaço e lá jantado pela primeira vez é chegado o tempo de dar a minha opinião. Decidi, então, que era chegado o momento, não podia passar desta semana, coloquei um “memo” na minha lista de “coisas a fazer” e cá estou a cumprir o que predestinei.

Para todos os que vivem no Porto e, já agora porque não, nas proximidades, constitui uma verdadeira opção a quem procura uma alternativa de escape à confusão da vida urbana. Uma ilha neste mar de confusão. Para mais a sua localização, em pleno centro histórico do Porto, mesmo junto ao rio Douro, convida a um passeio de contemplação e descontracção nestes primeiros dias de primavera, cada vez maiores e mais amenos.
Para os mais cépticos, convencidos que vão encontrar, apenas, mais uma loja ou restaurante de produtos biológicos ou vegetarianos, constituirá com toda a certeza uma verdadeira surpresa.

Em primeiro lugar não é apenas mais uma loja ou um restaurante, é um “projecto”! É um “projecto” onde as pessoas que lhe deram corpo e alma denotam um carinho especial pelo que construíram, por isso deparamo-nos com uma atmosfera amistosa onde se vive o quotidiano respirando ecologia,
sustentabilidade e bem-estar. Este espírito está perfeitamente patente na decoração (onde foi utilizada muita imaginação e reciclagem), nos artigos que encontramos à venda na loja (artigos ecológicos, “fairtrade”, biológicos, vegetarianos, etc.) e nas actividades que dinâmica e assiduamente promovem (exibição de filmes, cursos, workshops, etc.). Na loja podemos encontrar, entre outros, os artigos de higiene corporal da Urtekram (nome que deriva da junção de duas palavras dinamarquesas. “Urte” é a palavra dinamarquesa para “erva” e “kram” é uma antiga palavra dinamarquesa para algo que é “feito à mão e com qualidade”) que conjugam na perfeição com este espaço e a sua filosofia.

É, sem dúvida, um ponto de encontro de amigos e potenciais amigos que tenham esta perspectiva de vida.
Quanto à minha visita ficou registada na memória esta interessante sensação de estar com pessoas que acreditam numa forma alternativa de ver as coisas e também, como não podia deixar de ser, a ementa que experimentei e que pode servir como sugestão a quem quiser testar:

Entrada:Pão barrado com levedura de cerveja e azeite;
Prato(s):Assado vegetariano
Francesinha vegetariana
Sobremesa:
Bolo de chocolate e piri-piri
Mousse de alfarroba


Nota:
A Casa da Horta é uma associação cultural, pelo que não estranhem se, ao irem lá a primeira vez, forem convidados para ser sócios.
Existem duas modalidades o Associado “hortaliça”- Quota anual de 1€ e o Associado “hortelão” – Quota anual de 20€ (ver mais em -
http://casadahorta.pegada.net/entrada/casa-da-horta/)

Contactos
Casa da Horta, Associação Cultural - Rua de São Francisco, 12A, 4050-548 Porto - Perto da Igreja de São Francisco e Mercado Ferreira Borges.


Tel: 222024123/965545519
Email: casadahorta@pegada.net
Horário: Terça a Sexta das 16h ás 24h, Sábados das 12h ás 24h, Encerrado: segundas, domingos e feriados

Copyright rita c. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:http://osprodutosnaturais.blogspot.com/2010/04/no-porto-i-associacao-casa-da-horta-um.html

Sem comentários: