08/03/2018

Envelhecimento da pele - O papel dos antioxidantes

Cuidados com a pele, suplementos alimentares e aconselhamento de nutrição para se manter saudável e fazer face ao envelhecimento, não paramos de o recomendar e procuramos fazê-lo, nós próprios, em grande medida, recorrendo a ingredientes antioxidantes. Mas será que sabemos realmente porquê? O que é o stress oxidativo que é essencial combater?

Envelhecimento da pele, um fenómeno natural.
Em termos de cuidados com a pele, é importante entender que o envelhecimento dos tecidos é um fenómeno natural e inevitável. É precisamente por isso que devemos a privilegiar uma atitude “pro-aging” em vez de uma atitude “anti age”. A ideia é envelhecer bem em vez de tentar esconder a sua idade.

Antes de entrar a fundo na questão, vamos a uma pequena aula de química! O envelhecimento da pele não é mais do que o resultado da acção dos radicais livres que provocam a oxidação das nossas células. Principalmente causados pela exposição aos raios ultravioleta, os radicais livres são átomos ou moléculas que perderam ou ganharam um electrão. Instáveis por natureza, nunca param de tentar obter ou transferir um electrão de, ou para, uma outra molécula, causando uma perturbação geral com a qual o nosso sistema de defesa é cada vez menos capaz de lidar com o evoluir da idade. As consequências visíveis na pele são o aparecimento de rugas.

Como devemos "atestar-nos" de antioxidantes?
Os antioxidantes são compostos como vitaminas C e E, coenzima Q10, idebenona, zinco, cobre, beta-caroteno, etc. A primeira fonte de antioxidantes é a alimentação. Os alimentos chave incluem peixes gordos, vegetais e frutas escuras, damascos, cenouras, espinafres, frutas cítricas, frutas secas e legumes, grãos integrais, óleos vegetais e chá verde.
Contudo, estudos sobre este tema demonstram que os antioxidantes também penetram através das células da pele. Esta é a razão pela qual os fabricantes inundam o mercado com produtos que os contêm, mas nem todos têm o mesmo grau de eficácia.

Cuidados antioxidantes para a pele
Hoje, dentro da disponibilidade de produtos antioxidantes para o cuidado da pele, é difícil fazer uma escolha. Por esse motivo devemos fazer as perguntas certas.

A primeira, como é a composição geral do produto? De facto, uma formulação rica em antioxidantes é interessante, mas se a composição também incorpora derivados petroquímicos, não há certeza de que os efeitos para o corpo sejam positivos. É neste momento que devemos despender algum tempo a ler o rótulo ou, em alternativa, confiar nas certificações biológicas.

A segunda, qual é a origem dos antioxidantes? Na verdade, é possível fabricar antioxidantes sintéticos (BHA e BHT), os quais são conhecidos como desencadeadores de alergias. Devemos, por isso, privilegiar os antioxidantes de origem natural, como óleo de espinheiro-amarelo, fontes naturais de vitamina E, como o óleo de açafrão-bastardo, extracto de algas e óleo de amêndoas doces, por exemplo.

      açafrão-bastardo                algas vermelhas                espinheiro-amarelo

E finalmente, como devo escolher um produto e embalagem que garanta a estabilidade e conservação dos antioxidantes presentes na sua composição? Muito sensíveis à luz, os antioxidantes degradam-se rapidamente. Esta é a razão pela qual devemos preferir um produto com uma embalagem opaca e estanque que garanta a manutenção das propriedades do produto.

Procura uma uma solução para a pele do rosto que proporcione cuidados antioxidantes de uma forma reflectida e ecológica? Descubra estas gamas de cuidados para o rosto, biológicas e formuladas a partir de ingredientes que reproduzem os mecanismos naturais de prevenção e protecção da pele.


Sem comentários: