27/12/2011

Só o melhor para a sua pele – Ingredientes IKOVE

A pele, o maior órgão do corpo humano, é atravessada por uma rede gigantesca de vasos sanguíneos. É por meio desta rede que a pele se nutre, respira, regula a temperatura do corpo, absorve substâncias aplicadas na superfície cutânea ou do meio ambiente, elimina toxinas, conduz as células de defesa aos locais onde precisam actuar e efectua inúmeras outras actividades.

Para que possa tratar da sua pele da melhor forma a IKOVE seleccionou para si, e integrou nos seus produtos, os ingredientes botânicos mais poderosos e exóticos da floresta tropical brasileira. Mime-se com os melhores tratamentos biológicos e naturais para a pele e beneficie dos seus ingredientes nutritivos e antioxidantes que deixam a sua pele radiosamente jovem e saudavelmente luminosa.




Não, não estamos a falar de produtos e ingredientes pseudo-biológicos ou pseudo-naturais como vemos muitas vezes propagandeados de forma enganadora. Estamos a falar de “Natureza em estado puro” colocada num cosmético e ao serviço da sua pele! Para que possa perceber melhor do que estamos a falar aqui ficam alguns exemplos:

Açaí (Euterpa oleracea)
Esta baga de uma palmeira nativa da Amazónia, colhida na floresta tropical do Brasil, é uma fonte natural de energia. É altamente eficaz para ajudar a combater o envelhecimento precoce da pele, pois providencia uma notável concentração de antioxidantes, como proteínas de elevada qualidade (um complexo de aminoácidos essenciais quase perfeito), juntamente com sais minerais importantes (vitais para a regeneração da pele). Os ácidos gordos essenciais (ómega) saudáveis existentes no açaí contribuem para a manutenção da integridade da pele, ajudando no metabolismo dos lípidos e no processo de regeneração da pele.

Acerola (Malphigia glabra)
Semelhante a uma cereja, a acerola é um fruto de cor vermelha brilhante, com pele muito fina e polpa sumarenta e ácida. O Brasil tem das maiores plantações mundiais deste fruto. A acerola contém uma quantidade notável de vitamina C e A, magnésio, potássio, tiamina e riboflavina. A acerola proporciona vitamina C à razão de 16.000 para 172.000 ppm, comparado com 500 por 4.000 ppm para a laranja.

Andiroba (Carapa guaianensis)
O nome desta árvore tem origem nas populações indígenas e refere-se ao sabor amargo da sua folhagem, a qual tem propriedades anti-inflamatórias e regeneradoras. É utilizada em formulações cosméticas para o tratamento da celulite e regeneração da pele. Tem também uma acção repelente de insectos que é uma das suas características mais importantes.

Argila Branca da Amazónia (Kaolin)
Esta argila branca acinzentada proveniente da Amazónia é rica em sais minerais que ajudam à acção de eliminação de toxinas da superfície da pele. É rica em ferro alumínio, potássio, cálcio, boro e enxofre. Os Índios brasileiros usam esta argila para se protegerem de problemas de pele e de picadas de insectos. Contém nutrientes que combatem os radicais livres que esgotam a energia positiva. Estes nutrientes são o resultado das sementes que caem no chão da floresta e são absorvidas pela argila que pode ser usada para a regeneração, hidratação e limpeza da pele.

Babaçu (Orbignya oleifera)
O babaçu é uma daquelas palmeiras com múltiplos usos, é quase uma espécie que suporta a vida. Desde o miolo até à casca, tronco e folhas a árvore é completamente usada pelos nativos brasileiros. O óleo de babaçu é extraído do miolo que contém aproximadamente 72% de lípidos e ácidos gordos. É utilizada pela indústria cosmética na produção de champôs, sabonetes sólidos, batons, cremes e detergentes pelas suas propriedades emolientes.

Buriti (Mauritia flexuosa)
Esta é uma palmeira enorme, o seu nome é originário da língua nativa tupi-guarani e significa “que contém água”. Os nativos consideram-na a árvore da vida pelo facto de todas as partes da árvore poderem ser usadas. O óleo de buriti é uma das fontes mais ricas em beta-caroteno e pró-vitamina A que previnem o aparecimento de sinais de envelhecimento na pele. Proporciona um escudo natural para a pele, diminuindo a perda de água transepidérmica (transepidermic water loss - TEWL) que é causada em grande parte pela exposição ao sol e outros elementos agressivos do meio ambiente.

Bisabolol (Eremanthus erythropappus)
O bisabolol, um óleo essencial extraído da madeira de Candeia (Eremanthus erythropappus), árvore nativa da Mata Atlântica Brasileira, é um potente anti-inflamatório. De acordo com as teorias modernas, os processos inflamatórios são uma das principais causas do envelhecimento da pele. O bisabolol natural tem o dobro da eficácia, quando comparado com a versão sintética do produto, devido ao nível de pureza da substância activa. O óleo essencial da Candeia, usado nos produtos IKOVE, tem um nível mínimo de pureza de 95% de bisabolol, comparando com 30% de bisabolol presente no óleo essencial de camomila.

Cacau (Theobroma cacao)
Extraídos a partir das sementes de cacau, a manteiga e o licor de cacau são ricos em vitaminas A, B1, B2, D e E. O cacau ajuda a melhorar o aspecto da pele aumentando a hidratação e ajudando na defesa contra os danos provocados pelos raios UV. Em particular, os polifenóis antioxidantes presentes no cacau ajudam a prevenir os sinais de envelhecimento.

Castanha-do-pará (Bertholletia excelsea)
O óleo de castanha-do-pará é cristalino e tem um aroma agradável. É rico em ácidos oleicos e vitaminas. Actua nos tecidos da pele criando uma película protectora que bloqueia a evaporação da humidade natural deixando-a macia e suave ao toque. É um excelente amaciador para o cabelo, revitalizando os cabelos secos e sem vida, reparando pontas espigadas e mantendo o cabelo suave e sedoso. Os nativos brasileiros também o usam como protecção para o cabelo quando estão muito expostos ao sol.

Copaíba (Copaiferea officinalis)
As árvores de copaíba podem-se encontrar principalmente nas florestas tropicais da Amazónia; têm ramos densos e podem atingir entre 18 a 30 metros de altura. A parte mais usada para fins medicinais é a oleoresina que se acumula em cavidades do tronco da árvore. A oleoresina tem um aroma particular e é composta por cerca de 60% de óleo essencial, o qual é usado em preparações cosméticas pelas suas propriedades emolientes, antibacterianas e anti-inflamatórias.

Cupuaçu (Theobroma Grandiflorum)
Este é um produto extraído de uma planta típica da Amazónia que pode ser encontrada nas áreas selvagens junto aos rios Tapajós, Xingu e Tocantins. A manteiga de cupuaçu, um triglicerideo que é composto por um equilíbrio de ácidos gordos saturados e insaturados, tem um ponto de fusão bastante baixo (aproximadamente 30ºC) e tem a aparência de um sólido suave que se derrete rapidamente quando colocado em contacto com a pele. A manteiga de cupuaçu tem uma capacidade de absorção de água elevada (aproximadamente 240%), superior à da lanolina e outros lípidos de origem vegetal e animal, o que a torna um excelente produto para a estabilização de emulsões. A manteiga de cupuaçu ajuda na recuperação da humidade e elasticidade naturais da pele, especificamente em peles secas e maltratadas. Apresenta um certo grau de absorção de raios UVB e UVC e é classificada na categoria de filtros solares.

Jaborandi (Pilocarpus Pennatifolius)
O nome “Jaborandi” deriva de uma palavra amazónica que significa “erva de baba”, dado que quando mastigada provoca uma salivação muito intensa. O óleo proveniente das folhas de jaborandi contém os alcalóides pilocarpina e jaborina. É habitualmente comercializado na América Latina como ingrediente para champôs. No Brasil o jaborandi é utilizado, pelos ervanários, como tónico capilar por se acreditar nas suas propriedades de dilatação dos poros de limpeza dos folículos capilares, de prevenção da queda do cabelo e de ajudar na maneabilidade do cabelo.

Mate (Ilex Paraguariensis)
Na verdade é “ma-te”, tem folhas carnudas que são usadas como uma bebida de chá naturalmente refrescante, desde tempos remotos, pelos Índios do Brasil. Adicionalmente, ma-te é usado como um tónico, diurético e estimulante nos sistemas de medicinal natural na América do Sul. As folhas de ma-te são ricas em vitaminas, minerais, taninos, cafeína e aminoácidos.

Murumuru (Astrocaryum Murumuru)
A árvore cresce em solos argilosos e junto à sombra das florestas nativas. Esta manteiga com consistência de soro, cor castanha clara e aroma peculiar é rica em ácido oleico. Promove uma acção nutritiva e emoliente na pele e a hidratação da pele e do cabelo.


Sem comentários: