02/08/2011

Protecção solar – NATURAL SUN – O que precisa de saber acerca de protecção solar (actualizado)



Como é que funcionam os protectores solares?
Basicamente existem dois tipos de protectores solares: com base em filtros químicos ou filtros minerais/físicos.

Protectores solares minerais (utilizados nos produtos Aubrey Organics): os protectores solares com base em filtros minerais/físicos formam uma camada protectora sobre a pele que bloqueia e reflecte os raios solares nocivos. Os protectores solares da linha Natural Sun da Aubrey Organics são protectores solares físicos, formulados com dióxido de titânio micronizado e óxido de zinco como ingredientes activos. O dióxido de titânio e o óxido de zinco são minerais que ocorrem naturalmente na natureza e estão entre os 17 ingredientes aprovados, para protecção solar, pelo FDA (Food and Drug Administration). Ambos são de cor branca e quanto maior é o tamanho das suas partículas mais branca é a película que deixam na sua pele. “Micronizado” significa que as partículas são moídas até se obter um pó muito fino. Quanto mais pequenas forem as partículas menor será a sua visibilidade na pele.

Protectores solares químicos (não utilizados nos produtos Aubrey Organics): os protectores solares com base em filtros químicos funcionam absorvendo os raios UV antes que estes tenham oportunidade de penetrar e danificarem a pele. (Este tipo de protectores solares são mais controversos pelo facto de serem facilmente absorvidos pela pele e podem causar reacções alérgicas, irritações e outras preocupações ainda mais sérias.)


Quando é que eu preciso de protecção solar?
A verdadeira resposta é: sempre que estiver no exterior. É importante lembrar que a protecção solar não é apenas para os dias de praia. Os danos provocados pelo sol podem acontecer sempre que estamos em contacto com raios UV nocivos, o que pode acontecer quando estamos a passear o cão, a conduzir, em períodos do dia em que o sol está mais fraco (inicio e fim do dia) ou até mesmo em dias mais nublados. É importante lembrar que, mesmo quando estamos completamente vestidos, as nossas mãos e cara estão expostas, pelo que usar um pouco de protector solar é uma boa ideia.

A altura do dia em que os raios solares sãos mais fortes e que é mais nocivo estar exposto ao sol, sem protecção solar adequada, é entre as 10 horas da manhã e as 3 horas da tarde, altura em que o sol está no seu pico. Nesta altura do dia é mais seguro estar dentro de casa, abrigado do sol, mas caso seja indispensável sair para o exterior é conveniente usar roupa com protecção UV ou aplicar um protector solar com um índice de FPS elevado e reaplicar com alguma frequência. O FDA recomenda que se utilize o mínimo de 30ml de protector solar para cobrir a maior parte da pele exposta.

O que significa FPS?
FPS – Factor de Protecção Solar (em inglês SPF – Sun Protection Factor) é um sistema de classificação para protecção solar que determina a relação de tempo que podemos ficar expostos ao sol sem nos queimarmos, se estivermos a usar protecção solar, por comparação com o tempo que podemos ficar ao sol sem nos queimarmos, se NÃO estiremos a usar protecção solar.

A título de exemplo, digamos que a pele, normalmente, começa a ficar vermelha após um período de 10 minutos de exposição ao sol sem qualquer tipo de protecção. Se estiver a usar um produto com classificação FPS 2 a pele só começará a ficar vermelha após duas vezes esse período – 20 minutos. Se estiver a usar um produto com classificação FPS 25, poderá ficar exposta por 250 minutos, um pouco mais de 4 horas (25 x 10 minutos), até a pele começar a ficar vermelha. Porém, é importante lembrarmo-nos que estes números não são absolutos. Tudo depende da rapidez com que a SUA PELE SE QUEIMA. Se a sua pele, quando desprotegida, se queima em 5 minutos, um produto com FPS 25 pode permitir que esteja exposta por um período de cerca de 2 horas sem se queimar (25 x 5 minutos = 125 minutos).

Uma questão que devemos ter presente: o FPS mede apenas o nível de protecção relativamente aos raios UVB, os raios ultravioleta que podem causar queimaduras solares, não mede o nível de protecção relativamente aos raios UVA, mais nocivos, que podem penetrar mais profundamente na pele, causando danos a nível celular. Quando estiver a escolher um protector solar procure um que forneça um espectro de protecção alargado, protecção relativamente aos raios UVA e UVB.

Os protectores solares Natural Sun da Aubrey Organics protegem a pele dos UVB + UVA


O que são raios UV?
Os raios de luminosos, provenientes do sol, têm diferentes comprimentos de onda. Alguns desses diferentes comprimentos resultam nas cores que vemos.

Os raios UV (Ultravioleta) têm comprimentos de onda mais curtos que o espectro luminoso visível, que são aqueles que os nossos olhos percepcionam como cor violeta.
Existem 3 tipos de raios UV:

· Os raios UVC são os mais curtos. São tão curtos que normalmente não atravessam a camada de ozono da Terra para chegar à nossa pele. Assim, os raios UVC não são uma preocupação quando se fala de protecção solar;
· Os raios UVB têm comprimentos de onda ligeiramente maiores e atingem a nossa pele, mas não muito profundamente. Os raios UVB bronzeiam a pele e podem provocar queimaduras superficiais, podendo fazer a pele endurecer e envelhecer precocemente.
· Os raios UVA são os que têm o comprimento de onda mais longo. Estes raios não só atingem a nossa pele como podem penetrar mais profundamente até à derme, a segunda camada da pele. Os raios UVA podem provocar bastantes danos a nível celular, causando alterações celulares que podem levar ao aparecimento de cancro de pele. São a causa primária do foto envelhecimento, aparecimento de rugas e descoloração da pele.

“Critical wavelengh” é um sistema de classificação internacional para a protecção UVA, definido como o ponto em que um protector solar permite que 10% dos raios UVA penetrem na pele. O FDA determinou que os protectores solares com um “critical wavelengh” superior a 370 nanómetros proporciona uma protecção excelente. Os protectores solares Natural Sun SPF30+ têm um “critical wavelengh” de aproximadamente 375 nanómetros.

O que significa este símbolo?





Em 1976 a “European Cosmetic, Toiletry and Perfumery Association” viu necessidade de desenvolver critérios industriais para testes e rotulagem de produtos de protecção solar, tendo como objectivos simplificar o sistema de rotulagem, melhorar os métodos de teste e fornecer informação mais clara ao consumidor.

Apesar da classificação FPS – Factor de Protecção Solar ser o principal indicador da protecção relativamente aos raios UVB, a Comissão Europeia determinou que a protecção dos raios UVA (causadores de rugas, hiperpigmentação e outros sinais de envelhecimento precoce) também deve ser considerada, quando se está a avaliar a capacidade de um protector solar proteger adequadamente a pele.

De forma a assegurar eficácia e segurança, a Comissão definiu que o rácio de protecção UVA num protector solar deve ser, pelo menos, 1/3 do factor de protecção UVB. Os protectores solares que apresentam este símbolo cumprem ou excedem estes critérios.

A Aubrey Organics orgulha-se de os protectores Natural Sun apresentarem este símbolo. Os protectores solares SPF30+ encontram-se dentro dos parâmetros de ALTA PROTECÇÃO relativamente aos raios UVB e UVA. Os protectores solares SPF15 encontram-se dentro dos parâmetros de MÉDIA PROTECÇÃO.

Sem comentários: