15/03/2010

You – A sua beleza

Depois de escrever o artigo “Que fórmulas de cuidados com o rosto contêm as moléculas anti-envelhecimento mais eficazes?”, onde menciono o contributo dado pelo Dr. Mehmet Oz na promoção da molécula anti-envelhecimento resveratrol, podem imaginar qual foi a minha surpresa quando, uma amiga, me chamou à atenção para esta passagem no livro ”YOU – A SUA BELEZA”, da autoria dos conhecidos Dr. Michael F. Roizen e Dr. Mehmet C. Oz, trazido para Portugal pela editora lua de papel. É evidente que não resisti a transcrever esta passagem, em primeiro lugar, porque explica um pouco um problema que afecta muitas pessoas (caspa) e, em segundo lugar, pela referência que faz a champôs naturais como uma boa opção.


”DICA YOU: ANALISEM O VOSSO CHAMPÔ. Não é que tenhamos câmaras web no vosso quarto de banho, mas conhecemos muito bem a vossa rotina no duche: enxaguam-se, põem champô no cabelo, enxaguam o cabelo, juntam o amaciador, lavam o corpo, rapam as pernas (ou a cara), enxaguam-se, secam-se. Parece excelente, mas não é ideal, pelo menos num aspecto. Não há uma resposta ”certa” à pergunta com que frequência devem lavar o cabelo. As vossas actividades físicas, o uso de produtos para pentear e o vosso tipo de cabelo determinarão geralmente a frequência com que devem lavá-lo. Se a lavagem diária torna o vosso cabelo demasiado seco, tentem lavá-lo de dois em dois ou de três em três dias. Ou podem ter o cabelo muito oleoso, que precisa de ser lavado mais de uma vez por dia. Se usarem amaciador quando lavam a cabeça, poderá dar-se o caso de precisarem de usar diariamente o champô mas de ser necessário ajustar os níveis do amaciador. No entanto, se tiverem caspa, é aconselhável lavarem o cabelo todos os dias. Foi demonstrado que lavagens mais frequentes reduzem a fonte de alimento (lípidos sebáceos) do organismo – Malassezia – que provoca a caspa. Uma remoção menos frequente destes lípidos através da lavagem conduz a um crescimento excessivo de Malassezia e ao aumento da caspa. Por outro lado, os amaciadores retêm realmente a humidade podendo assim ser úteis. Apliquem o amaciador diariamente e não se incomodem a lavá-lo se não quiserem. O ideal é usarem um champô natural com pH equilibrado, que seja delicado. Lembrem-se que se é natural isso não significa que seja sempre o melhor (o cianeto é natural).
Nós gostamos muito dos champôs destes fabricantes: Aubrey Organics, Quinessence, So Organic, Avalon Organics e Organics Excellence.”

Fonte - excerto retirado de: «YOU – A Sua Beleza», de Michael F. Roizen e Mehmet C. Oz


A Aubrey Organics disponibiliza, em Portugal, a seguinte gama de champôs e amaciadores:

Cuidados especiais
Champô de polipódio para tratamento - calaguala fern
Amaciador de polipódio para tratamento, sem enxaguar – calaguala fern
Champô nutritivo - rosa mosqueta®
Amaciador nutritivo - rosa mosqueta®

Cabelos normais
Champô hidratante de camomila azul
Amaciador luxurioso de camomila

Cabelos oleosos
Champô clarificador de chá verde

Cabelos secos
Champô hidratante de madressilva e rosa - honeysuckle rose®
Amaciador hidratante de madressilva e rosa - honeysuckle rose®

Sem comentários: