22/02/2010

Urtekram, activamente pelo Fairtrade (Comércio Justo)


Tal como na Dinamarca também em Portugal os produtos de Comércio Justo têm vindo, cada vez mais, a ser acarinhados. A procura por produtos provenientes de Comércio Justo tem crescido rapidamente e é um facto que cada vez mais os portugueses têm orgulho em ingerir e utilizar produtos que são sustentáveis.
A Urtekram, a partir da sua base em Mariager, Dinamarca, sempre apoiou o Comércio Justo. Deste modo, em conjunto com outros parceiros europeus, fundou em 1986 a Good Food Foundation, na Turquia. A Turquia não é um país do Terceiro Mundo, pelo que este projecto não é “genuinamente” um projecto de Comércio Justo, contudo os princípios são os mesmos. O objectivo foi sempre o de educar e motivar os agricultores turcos a mudarem para um sistema mais justo e ecológico.
- Hoje estamos focados em fazer tudo que seja possível para apoiar o desenvolvimento dos produtos de Comércio Justo. É uma componente natural da responsabilidade social que assumimos. Continuaremos a ajudar a promover o desenvolvimento em países do Terceiro Mundo para que as pessoas destes países tenham a oportunidade de manter uma qualidade de vida melhor, através de melhores empregos e melhores preços – diz Peder G. Jessen, director de marketing e vendas da Urtekram.
- É interessante que uma família na Dinamarca, ou noutro país europeu, opte por utilizar a sua riqueza pensando também em pessoas com condições de vida significativamente inferiores. Hoje podemos demonstrar o nosso envolvimento social e global através do nosso consumo diário. – diz, também, Peder G. Jessen.
A Urtekram foca a sua atenção deliberadamente nos produtos rotulados por
Max Havelaar pelo facto de ser uma organização forte que assegura a credibilidade do Comércio Justo.
- A Urtekram apoiou o Comércio Justo desde o inicio, tendo vindo a adicionar mais produtos rotulados por Max Havelaar, à medida que estes vão estando disponíveis. Como resposta os consumidores têm optado, de forma crescente, pelos produtos da Urtekram – diz Judith Coast, secretária de Max Havelaar.


Produtos de higiene corporal com a designação Fairtrade:
Champô de açúcar amarelo
Esfoliante de açúcar amarelo
Gel de duche de açúcar amarelo
Sabonete líquido de açúcar amarelo

Elaborados com açúcar de cana proveniente do Paraguai:
Cooperativa Asocace no Paraguai
Cooperativa El Arroyense no Paraguay
Cooperativa Manduvirá no Paraguai
Cooperativa Montillo no Paraguai

Copyright rita c. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
http://osprodutosnaturais.blogspot.com/2010/02/urtekram-activamente-pelo-fairtrade.html

Sem comentários: