26/11/2008

Anatomia de um champô II – A opção natural!

Na sequência do artigo ”Anatomia de um Champô I – O que não queremos!”, e aproveitando, desta vez, o mote dado por um artigo que encontrei sobre champôs da Aubrey Organics, aqui fica uma reflexão sobre as alternativas que temos ao nosso alcance sem ser necessário um esforço muito grande.

Fonte: traduzido e adaptado a partir do artigo ”Review of Aubrey Organics 100 Percent Natural Shampoo” in NaturalNews.com (www.naturalnews.com/024296.html
) por Aria Milan.

Todos os tipos de cuidados corporais são importantes pelo facto da pele absorver qualquer coisa que se aplique no corpo. Isto também é verdade para o couro cabeludo. Muitas pessoas preocupam-se com o que o seu corpo absorve através da alimentação, mas não consideram a pele como um meio de absorção. Além das consequências na nossa saúde, há ainda que considerar as consequências no nosso aspecto. Encaremos a realidade, pele e os cabelos saudáveis serão sempre pele e cabelos bonitos. Por isso é importante escolhermos um champô e amaciador que não só é seguro a longo prazo (em termos de saúde), mas também nos dá resultados atractivos.


A maioria dos champôs vendidos nas lojas convencionais está repleta de substâncias químicas sintéticas tóxicas e fragrâncias. Estas substâncias são baratas para as empresas que fabricam os produtos, mas são perigosas para as pessoas que usam esses mesmos produtos. O que a maioria das pessoas não se apercebe é que grande parte dos champôs e amaciadores que se encontram à venda em farmácias, ervanárias e muitas lojas de produtos biológicos também contêm estas substâncias tóxicas, alguns podem conter menos destas substâncias mas, muitos, estão longe de serem seguros.


O ingrediente Laureth Sulfato de Sódio (SLS), bem como os seus derivados mais comuns, são produtos químicos industriais extremamente tóxicos e são conhecidos por enfraquecerem o cabelo. O seu uso continuado pode levar à perda de cabelo. O curioso é que, devido à atmosfera altamente persuasiva e a campanhas de marketing extremamente efectivas, que procuram levar as pessoas a ficarem emocionalmente ligadas a uma marca, estas continuam a utilizar o mesmo champô mesmo depois de começarem a perder cabelo. Isto não faz qualquer sentido para qualquer pessoa minimamente conscienciosa, contudo, as pessoas estão condicionadas a terem este procedimento.


Com a publicidade muito direccionada para condicionar a escolha do consumidor típico, há muito pouco incentivo para que as grandes empresas de champôs se preocupem em utilizar ingredientes naturais e mais saudáveis. Contudo, os consumidores estão a tornar-se mais conscientes acerca dos produtos que compram. Isto levou ao crescimento do sector da produção de produtos capilares saudáveis baseados em plantas e minerais.
Assim, sem acrescentar mais nada, vamos lançar um olhar sobre uma empresa que produz champôs e amaciadores que realçam o brilho natural do cabelo das pessoas, apenas contendo ingredientes 100% naturais e não tóxicos. Esta empresa chama-se Aubrey Organics (http://www.aubrey-organics.com/
) e é representada em Portugal por rita c (http://www.rita-c.com/). Há champôs e amaciadores para todos os tipos de cabelo: seco, oleoso, normal e para cuidados especiais. Dentro de cada uma destas categorias há ainda uma escolha de produtos que vai ao encontro das necessidades particulares do cabelo de qualquer pessoa. Por exemplo, se o seu cabelo é seco e quebradiço o Champô Hidratante de Madressilva e Rosa - Honeysuckle Rose® fornece-lhe o que necessita através de ingredientes como o óleo de Rosa Mosqueta biológica, um nutriente e hidratante que melhora a textura do cabelo; aloé vera biológico, que restaura a hidratação; e madressilva que adiciona um ligeiro e suave aroma floral ao cabelo.


Por outro lado, se é uma pessoa com um estilo de vida activo e o seu cabelo requer cuidados especiais, o champô adequado será o Champô Regularizador – Swimmer’s Normalizing, elaborado à medida das necessidades de atletas e pessoas com um estilo de vida extremamente activo. Este champô, de acordo com o referido no rótulo, é formulado com melaço de milho biológico e ajuda a remover o cloro, minerais e outras impurezas que podem tornar o cabelo seco, quebradiço e descolorado. É também ideal para pessoas com o cabelo louro, grisalho ou pintado.
Cada champô é formulado especificamente para cada tipo de cabelo, existe ainda um amaciador correspondente para reforçar o efeito de beleza desejado.


Existem listas de produtos químicos tóxicos a evitar, habitualmente encontrados nos produtos para o cabelo (Aprender a ler rótulos, para não comprar o que não quermos!). No entanto, uma regra simples para quem não está identificado com estas questões é, se não consegue pronunciar o nome do ingrediente e este não lhe soa a familiar, provavelmente é um produto químico sintético.
Os champôs e amaciadores Aubrey Organics são produzidos a partir de ingredientes naturais e veganos e não são testados em animais.


Seja naturalmente bela! (Look beautiful naturally!)



Copyright rita c. Reprodução permitida desde que indicando o endereço:
http://osprodutosnaturais.blogspot.com/2008/11/anatomia-de-um-champ-ii-opo-natural.html

1 comentário:

SPASO ZEN® disse...

Olá Rita

Muito parabéns pelo seu blogue!
Fiquei apaixonada pelos seus produtos...
Por favor, assim que poder entre em contacto com a nossa empresa!

Votos de um excelente ano de 2009:)))